Observar o cliente
é a maior oportunidade que a sua empresa pode ter.
Para inovar, o primeiro passo é investigar necessidades e oportunidades no mercado. Você precisa estar próximo do cliente, ouvindo sua opinião, observando seu comportamento, com abertura e foco para capturar os insights que podem gerar grandes inovações.
Existem diversas formas de captar as necessidades do público.
Há fontes internas como os próprios funcionários, os contatos via SAC.
As pesquisas de marketing (como levantamentos, focus groups, enquetes virtuais) são fundamentais. Porém, muitas vezes, não basta ouvir os clientes. Nem sempre, eles conseguem articular suas reais necessidades. Assim, é importante observá-los no uso de produtos e serviços.
Entrar na pele no cliente. Conhecer realmente suas experiências para compreender dificuldades e desejos.
O que seus clientes mais apreciam e mais criticam em seu produto?
Quais as principais dificuldades do cliente?
O que se pode fazer para melhorar a experiência dos consumidores e usuários?
Fonte : www.3minovação.com.br
Existem diversas formas de captar as necessidades do público.
Há fontes internas como os próprios funcionários, os contatos via SAC.
As pesquisas de marketing (como levantamentos, focus groups, enquetes virtuais) são fundamentais. Porém, muitas vezes, não basta ouvir os clientes. Nem sempre, eles conseguem articular suas reais necessidades. Assim, é importante observá-los no uso de produtos e serviços.
Entrar na pele no cliente. Conhecer realmente suas experiências para compreender dificuldades e desejos.
Uma dica é garantir que sua equipe vá a campo para ver, na prática, como seus clientes usam o seu produto ou serviço, identificando oportunidades para inovar. Foi essa orientação de focar nas necessidades do cliente que nosso patrono da Inovação, William Mcknight (ex-CEO), deu a 3M, ainda nos anos 1910. É com curiosidade, olho clínico e capacidade de questionamento que você pode alavancar oportunidades de negócios para a sua empresa.
É fundamental questionar:
Quais as principais dificuldades do cliente?
O que se pode fazer para melhorar a experiência dos consumidores e usuários?
Fonte : www.3minovação.com.br
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