
Abrir uma frutaria, hoje em dia é uma aventura que requer ter um pouco de capital, alguns contatos mas sobretudo muita confiança em si mesmo, energia e perseverança. Neste artigo de umComo.com.br queremos dar-lhe algumas dicas para a hora de criar uma frutaria, desde a documentação, burocracia, finanças, fornecedores de fruta, processos de conservação da fruta, devolução, etc. Leia atentamente e se tiver alguma dúvida, deixe um comentário e se conseguirmos ajudamo-o para que possa abrir o projeto da sua vida, uma loja de frutas e legumes.
Um dos aspectos chave ao abrir uma loja de frutas e legumes é a contratação de funcionários, pois a atenção ao cliente é bastante individualizada e por isso ter uma pessoa amável e atenciosa pode fazer com que os cliente voltem para comprar.
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Se pretende abrir uma loja de frutas e legumes, uma das coisas mais importantes é a localização, deve procurar uma rua bastante movimentada, se possível para pedestres. Uma localização bastante boa para este tipo de lojas são os mercados municipais ou perto de açougueiros, uma vez que o público-alvo é geralmente o mesmo.
O perfil do empreendedor que monta o negócio de uma frutaria. Uma das maiores vantagens para montar uma loja de fruta é que não apresenta muitas dificuldades para levar a cabo, uma vez que não requer experiência prévia nem formação, se bem que é conveniente conhecer com se trabalha no sector. Será ideal para pessoas empreendedoras e que estejam dispostas a adquirir conhecimentos sobre os artigos e o funcionamento do negócio.
No que diz respeito às margens de um negócio de frutaria, a primeira coisa a considerar é que os produtos são vendidos a preços diferentes e alguns deles perdem valor ou são considerados perda total. Assim, a margem bruta no preço de compra estimado pela indústria para uma pequena empresa que vende frutas e legumes oscila entre os 30 e os 40%, sobre o preço de compra terá de descontar os desperdícios, que rondam os 5-10% da mercadoria comprada.
Para este estudo foram consideradas, tendo em conta os resíduos possíveis, uma margem bruta de 28% sobre as vendas equivalente a uma margem de 38,9% sobre as compras.
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A chave para o sucesso de uma frutaria é oferecer sempre produtos frescos de qualidade e preços competitivos e, sobretudo, um tratamento de excelência.
Para conseguir uma oferta de qualidade, é fundamental conhecer os gostos dos clientes e ir adaptando progressivamente a variedade de produtos às necessidades dos clientes. Por exemplo, atualmente há empresas que estão a expandir a sua oferta para produtos exóticos e orgânicos, enquanto que outras estão a introduzir a venda através da internet.
Uma boa maneira de conhecer que produtos gostam os clientes e de tornar os clientes conscientes dos nossos produtos é dar-lhes a provar. Para isso, pode fazer degustações de novos produtos que pretenda incorporar na oferta da frutaria ou produtos sazonais.
Também é fundamental diferenciar-se da sua concorrência, mediante serviços que acrescentem valor para os clientes. Por exemplo, pode permitir que o cliente faça a sua encomenda por telefone, e se este não tiver disponibilidade para se deslocar ao supermercado, se pode fazer a entrega a domicílio.
A estratégia de preços de uma frutaria é desenvolvida neste projeto e deve basear-se em oferecer um produto de qualidade a preços competitivos. Portanto, o preço vai ser orientado com base em preços competitivos, tendo em conta que haverá determinados artigos que terá de vender a preços agressivos, especialmente no início, para tentar atrair o cliente e testar o produto.
Os custos e os passos a ter em conta para abrir uma frutaria são os seguintes:
- Aluguer ou compra do local
- Acondicionamento do local: sinais exteriores, estantes, etc. Isto pode rondar cerca de $30.000 reais
- Câmara frigorífica, cerca de $15.000 reais
- Primeira compra de frutas e verduras: $6.000 reais
- Escolha da forma jurídica (sociedade anônima, sociedade por quotas, etc.) valores aplicáveis mediante o seu país.
Como pode observar, abrir uma frutaria, sem contar com a compra/aluguer do local, pode custar cerca de $50.000 reais.
http://negocios.umcomo.com.br/articulo/como-abrir-uma-frutaria-ou-uma-loja-de-frutas-e-legumes.
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