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segunda-feira, 6 de julho de 2015

Cinco passos para vender roupas pela internet e lucrar um dinheirinho.

Peças do site "Enjoei", um dos principais na venda de itens usados de moda na internet


Está cada vez mais fácil vender roupas usadas na internet. Com ajuda das redes sociais e plataformas de comércio eletrônico colaborativas, basta fazer uma publicação simples e aguardar as interessadas entrarem em contato. Mas, na prática, a tarefa nem sempre é tão simples. Para que os itens não "encalhem", é necessário caprichar no anúncio. Abaixo, veja dicas de como vender bem:
1. Arrase no garimpo
Não adianta tentar esvaziar o guarda-roupa. É preciso bom senso para garimpar o que ainda pode ser usado por outras pessoas. Roupas muito estragadas, por exemplo, não são boas opções de venda. "Faça uma seleção e procure informações para valorizar e deixar a peça com uma história interessante e atrativa", sugere Dailton Felipini, autor de oito livros sobre comércio eletrônico e negócios, entre eles, "Empreendedorismo na Internet", de 2010, da editora Brasport.

2. Dê um preço justo
Tenha sempre em mente que um item de segunda mão não tem o mesmo preço do adquirido na loja. Por isso, o interessante é tomar por base o valor pago no momento da primeira compra e avaliar também despesas que terá para enviar pelo correio, por exemplo. "Depois, vale fazer uma reflexão: será que eu compraria esse item pelo preço que estou pedindo?", sugere Ana Luiza McLaren, criadora do site Enjoei, que reúne vendedoras anônimas e famosas descoladas como a empresária Julia Petit e a maquiadora Vanessa Rozan.

3. Procure fazer boas fotos
Se for usar cabides, dê preferência aos de madeira, que dão mais elegância à produção. Escolha uma boa câmera, tire fotos à luz do dia, sempre com foco e nitidez. Faça fotos em vários ângulos da mesma roupa, inclusive com zoom, para mostrar detalhes. Capriche no fundo da foto, sem perder o foco no produto. "Produções complexas podem desviar a atenção do que realmente interessa. O produto deve aparecer sempre por inteiro na foto, isto é, sem cortes", ensina a publicitária Carolina Balsin, proprietária do site Café Brechó, que atualmente possui mais de seis mil vendedoras cadastradas e milhares de produtos usados à venda.

"Roupas mais estruturadas funcionam em cabides e as peças fluídas ficam melhor em manequim, para ver o caimento", ensina Giovanna Belucci, proprietária do brechó Frou Frou, que possui loja física na rua Augusta, em São Paulo, mas investe em anúncios das peças pelo Instagram. "Confesso que a rede social surpreendeu bastante, pois tenho retorno imediato e muitos novos clientes apareceram", diz Giovanna.
4. Acerte na legenda
A descrição precisa ser clara, sem enrolação e fiel ao produto. "O ideal é colocar marca, tamanho, cor, medidas e o máximo de informações que souber, sem se estender muito. Com isso, haverá um risco menor de não servir ou de a consumidora não gostar", diz Daniela Carvalho, formada em Administração de Empresas e uma das criadoras do Peguei Bode ao lado da irmã Gabriela. O site da dupla é especializado em roupas de luxo seminovas e ficou famoso por vender itens de blogueiras badaladas como Thássia Naves e Lala Rudge.

5. Economize no envio
Vale sugerir fazer a troca pessoalmente. Com isso, as partes podem economizar muito, principalmente se moram perto. Combine sempre a troca em um local seguro, como um café próximo de casa ou dentro de uma estação de metrô, por exemplo.

Se não tiver como levar, o ideal é mandar pelo correio e, para facilitar, a postagem deve ser do tipo pagamento na entrega. "O remetente paga os preços postais no momento da postagem e estipula o valor a ser cobrado do destinatário", indica o site oficial dos Correios. Outra opção é embutir no preço final da peça o valor mínimo necessário para envio. A dica é sempre calcular a opção mais barata disponível. "Nesse caso, também é melhor lembrar de explicar na legenda da peça que o valor cheio inclui as taxas de envio, para que fique tudo esclarecido e que não pareça que algo está custando caro", diz Dailton Felipini, especialista em comércio eletrônico e negócios.
Na hora de fazer o embrulho, tente reutilizar caixas. A ideia é deixá-las com uma aparência agradável. "Dá para pintar ou enrolar caixas usadas em papel pardo, que é um padrão aceito pelo correio e custa barato", explica Gabriela. Para finalizar, não economize na educação e impressione. "Tente mandar um recadinho escrito à mão ou uma lembrancinha com o item. O ato, além de gentil, ainda ajuda a fidelizar os clientes", ensina Carolina Balsin, proprietária do site Café Brechó.

Leia mais em: http://zip.net/bwrxPS

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