Surge uma oportunidade de um novo negócio, o produto é novo no mercado e a demanda é grande. Até que, de repente, parece que todos tiveram a mesma ideia. Como sobreviver à concorrência crescente?
Em São Paulo, o produto "da moda" do momento são as
paletas mexicanas – grandes picolés de frutas com recheio. Em uma única rua no
Tatuapé – a Itapura, com cerca de 1,5 km de extensão –, na zona leste da cidade,
seis pontos de venda oferecem o produto.
Atualmente,
os donos dos negócios da região dizem já ter perdido as contas de quantos
concorrentes têm no bairro. A primeira paleteria de rua do Tatuapé, a Los
Primos, foi inaugurada em julho de 2014 na Rua Emília Marengo, que faz esquina
com a Itapura. O bairro conta com uma paleteria até mesmo em posto de gasolina
(há dois meses, a Los Sombreros Paletas substituiu a loja de conveniência de um
posto na Rua Serra de Bragança, a cerca de 500 metros da Itapura).Philipe
Prado diz ter sido o primeiro a abrir uma paleteria no local. Ele é um dos donos
da Señor Paletas, inaugurada em outubro de 2014. Dois meses depois, foi a vez de
outro empresário, Claudio Francisco dos Santos, abrir na mesma rua uma unidade
da Los Mexicanos (rede que funciona em sistema de franquia e tem 25 unidades em
São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Distrito Federal).
Cupcakes
e sorvete de iogurte
O
consultor de negócios e especialista em estratégia Daniel Schnaider lembra
outros movimentos semelhantes ao da paleta mexicana. “Teve o frozen yogurt, os
cupcakes e até redes de sushi. Esses negócios abrem em grande quantidade, tem
rede de sushi até em posto de gasolina", diz.
"É
tudo a mesma característica. Tem uma empresa central, que é a marca, e
supostamente você só tem que abrir a lojinha e vem tudo como mágica", diz
Schnaider, que explica que sobreviver com um “negócio da moda” não é tão simples
assim (veja dicas no final da reportagem).
Segundo o especialista, mais de 70% das micro e
pequenas empresas no Brasil fecham em 5 anos após a inauguração. “Isso mostra
como é difícil ser empresário”, aponta. “Se você tem competência de contratar
gente de confiança e responsável, tem mais chances de sucesso”.
Claudio, da Los Mexicanos, conta que não esperava que a
concorrência fosse aumentar tanto. “Vai morrer muita gente abraçada. Tem muita
coisa, chega um momento em que você fica estrangulado. De repente [a paleta]
virou uma coisa que todo mundo coloca em qualquer lugar”, reclama. “Pra gente
foi uma coisa muito chata, a gente ficou realmente chateado, porque é um produto
bom.”
Já Philipe, da Señor Paletas, admite que já esperava
esse crescimento rápido da concorrência. Ele diz que está confiante de que vai
conseguir manter seu negócio mesmo depois que a moda passar. “Tudo o que está na
moda o pessoal vai querer abrir também, não tem jeito”, aponta.
“Justamente por causa da concorrência, o que vai
prevalecer é a qualidade", diz o empresário. "Se não for boa, [o negócio] não
fica. Eu acredito que em mais uns dois ou três meses vai fechar um monte de
paleteria. Foi o que aconteceu com o sorvete de iogurte: teve aquela febre,
abriu uma em cada esquina, acabou fechando tudo e ficou uma ou outra. É o que
vai acontecer com a paleta”, compara Philipe.
Concorrência
aumentando
Philipe
e Claudio enfrentam na Rua Itapura a concorrência de casas que têm outro tipo de
negócio como principal e passaram a vender, também, paletas mexicanas. A
lanchonete Empada Express, por exemplo, colocou uma placa na entrada informando
que vende também paletas mexicanas. “Estava muito fraco o movimento só com
empadas. A paleta agregou realmente, mas não está mais tão bom porque abriram
muitas [paleterias]”, diz o proprietário Alberto Hungria.
Na mesma rua, a sorveteria “Sabor de Infâncias”, que
tem como carro chefe o sorvete americano de máquina, agora tem também uma
geladeira com paletas mexicanas. “Foi uma ‘jogada de marketing’, mas a
prioridade é o sorvete, nosso carro-chefe. Vende mais, até pelo preço, que é R$
2,50, contra R$ 7 da paleta”, diz a dona do negócio, Catia Falci Hilario.
Ainda
na Itapura, a Sorvetão, cujo produto principal é o salgado, também aderiu à moda
e começou a vender paletas. “A paleta é uma novidade, mas não acredito que vai
continuar a ser o sucesso de quando inaugurou, quando era uma febre. Tem um
movimento, mas não mais com a fúria de antes”, diz uma das donas do local,
Eloísa Guedes Sartorato.
Na
rua há ainda dois restaurantes mexicanos. No Don Miguel, aberto há 9 anos, as
paletas mexicanas estão no cardápio de sobremesas há 4 meses. Ao contrário dos
outros pratos, elas não são produzidas no local.
O outro restaurante mexicano da rua é o La Buena Onda,
onde, porém, a paleta não tem espaço, segundo o mexicano Arturo Herrera, dono da
casa. "É uma moda passageira como o foi frozen yogurt. As paletas aqui não têm
nada a ver com as do México. Lá são de frutas, não existe com leite condensado,
chocolate belga, gourmet não sei do quê", compara Arturo, explicando que
procurou seguir o máximo possível a culinária mexicana para a criação do
cardápio.
Schnaider
aponta que passar a oferecer o “produto da moda” entre os que eram oferecidos
antes é uma atitude que requer cuidado. “O empresário, por mais que seja o dono
de uma só lojinha, é um empresário. Se ele pensar que só um produto da moda vai
ajudá-lo, vai quebrar. O modismo tem aquele pico. Você compra mais matéria-prima
para fazer mais cupcakes, por exemplo, e de um segundo para outro a moda acaba e
você quebra”, explica.
Ele aponta também que aproveitar produtos da moda podem
ser sinal de uma necessidade de definir melhor a estratégia a longo prazo da
empresa. “Se você fica mudando de produto de forma constante, a estratégia muda
de forma constante”, diz.
“Uma
estratégia é de longo prazo por definição. Ela tem que funcionar em tempo de
alta e de crise. Se alguém fica tentando mudar a estratégia, não acho que vai
funcionar. Todas as empresas grandes têm estratégias bem definidas que funcionam
em tempos bons e ruins. A pequena empresa não deve ser diferente
disso.”
http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/comercio-da-moda-paleterias-se-multiplicam-e-enfrentam-concorrencia.html
http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/comercio-da-moda-paleterias-se-multiplicam-e-enfrentam-concorrencia.html
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