Atendendo para satisfazer
Um bom atendimento — seja por chat, telefone ou e-mail — é crucial para a satisfação dos clientes, o que vai impactar, de muitas formas, seu faturamento. Em termos de gastos, é muito mais complexo atrair um indivíduo novo para comprar em seu empreendimento do que manter quem já faz negócios habitualmente com você. As estratégias de marketing para novos clientes costumam ser onerosas e arriscadas, além de não oferecerem nenhuma garantia concreta de que as pessoas realmente vão comprar na loja. Já com o cliente habitual, a questão é bem diferente: ele já conhece o processo e, se satisfeito, possivelmente vai querer fechar mais negócios com sua empresa no futuro. Por isso, um atendimento adequadamente personalizado pode ser um grande aliado no aumento dos lucros.
Aumentando o ticket médio
Essa é uma métrica calculada a partir da média de quanto determinada venda vai lhe trazer de lucro. Esse cálculo é muito utilizado em qualquer negócio, pois mostra o quanto suas vendas estão verdadeiramente rendendo. Quanto mais alto seu ticket médio, mais lucro você recebe por cada transação.
O bom atendimento aumenta significativamente seu ticket médio, já que aumenta a satisfação do cliente e, consequentemente, as vendas. Dessa forma, você pode prever quanto ganharia a mais com um determinado aumento no número de clientes, criando estratégias de venda para produtos que alavanquem ainda mais essa métrica.
Divulgando seu negócio
Os consumidores habituais podem ser seus melhores amigos na hora da divulgação do seu negócio. O efeito do boca a boca ainda é muito maior do que, a princípio, pode-se pensar, mesmo em dias de marketing maciço e internet 24 horas. Sua clientela pode, por exemplo, fazer propagandas e comentários nas mídias sociais, que acabarão por divulgar ainda mais a sua marca. Propaganda boa e barata!
Decidindo o que fazer
Agora que você conhece a importância de um bom atendimento, é hora de saber como agir. E a questão é bem simples: agrade seus clientes. Ouça o seu SAC e as eventuais reclamações feitas, para que as questões sejam prontamente resolvidas. Outra forma de estar próximo e acessível é se fazer presente nas redes sociais, estreitando a relação da empresa com seus consumidores e mostrando que a marca está antenada às novidades. Também é uma maneira moderna de anunciar informações e realizar promoções para seus seguidores. Então crie já seu perfil e ponha essa dica em prática!
Um atendimento perfeito pode ser exatamente o que faltava para ter seus clientes como verdadeiros aliados na divulgação e promoção da sua marca. Nessa relação, fique atento para os detalhes e se diferencie da concorrência. Seus lucros vão disparar e você vai se consolidar ainda mais no mercado. Experimente!
E então, pronto para prestar mais atenção à qualidade do atendimento da sua empresa? Como anda esse setor em sua loja? Já conseguiu identificar falhas? Como pretende saná-las? Comente aqui e divida conosco suas experiências! Participe!
http://blog.gerencianet.com.br/artigo/4-passos-essenciais-para-um-atendimento-eficiente
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