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quarta-feira, 22 de julho de 2015

Redução de desperdício com just in time : Uma filosofia ideal em momento de crise.

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Henry Ford na década de 1920 iniciou a produção do modelo Ford T com o pensamento que todos podem ter um Ford T desde que seja preto. A ideia de Ford era produzir em massa com baixo custo, pois ele percebeu que existia um mercado demandante de veículos com preço acessível que não estava sendo atendido por nenhuma empresa.
Para atingir este objetivo foi estabelecido o conceito de linha de montagem (fluxo continuo) através de esteiras que faziam as transferências de uma estação de trabalho para a seguinte no exato momento de utilização da matéria prima ou semiacabado. Com essa metodologia de produção (empurrada) Ford executava as etapas de produção (1, 2, 3 e 4) em um tempo inferior a 48 horas
  1. Descarregamento do minério de ferro
  2. Transformação do minério em aço
  3. Montagem do veículo
  4. Embarque para o cliente
O que pode ser notado com a ideia de Ford é que já existia a vontade de entregar o produto no momento certo, reduzindo o tempo transcorrido que abrange o período entre o pedido feito pelo cliente até a distribuição do serviço ou produto ao cliente.

O que é just in time?

Com o desenvolvimento da ciência e por consequência da engenharia de produção, na atualidade as empresas estão aplicando no processo produtivo conceitos que estão além do tempo de entrega, mas que abordam temas como o abastecimento dos processos a partir de três premissas:
  1. Com itens necessários;
  2. Na quantidade certa;
  3. E no momento certo.
Os passos acima descrevem o “just in time”. Que é uma filosofia que busca estoque menores, custos mais baixos e melhor qualidade dos produtos. Segundo esta filosofia, as partes são produzidas em tempo de atender a produção e não mais para caso seja necessária.
De acordo com dicionário APICS (American Production and Inventory Control Society), a definição de just in time é a seguinte:
“Uma filosofia de manufatura que se baseia na eliminação planejada de todo desperdício e na melhoria contínua da produtividade. Ela envolve a execução bem-sucedida de todas as atividades de manufatura necessárias para produzir um produto final, da engenharia de projetos à entrega e inclusão de todos os estados de transformação da matéria-prima em diante. Os elementos principais do just-in-time são a manutenção somente dos estoques necessários quando preciso; melhorar a qualidade até atingir um nível zero de defeitos; reduzir lead times ao reduzir os tempos de preparação, comprimentos de fila e tamanhos de lote; revisar incrementalmente as próprias operações; e realizar essas coisas a um custo mínimo. Num sentido amplo, aplica-se a todas as formas de manufatura, job shops e processos, bem como à manufatura repetitiva”.

Elementos do JIT e suas vantagens

Os elementos básicos que apoiam a filosofia JIT são:
  1. Tempo de preparação
  2. Colaborador multifuncional
  3. Layout
  4. Qualidade
  5. Fornecedores
Estes elementos são abrangentes e envolvem todas as atividades da empresa. Desta forma não é simples aplicar os conceitos de just in time, entretanto os resultados alcançados são motivadores e envolvem aspectos como:
  1. Maior giro de estoque
  2. Melhor qualidade dos produtos
  3. Redução de custos
  4. Redução de riscos de manufatura
  5. Redução de estoque (em processo e para produto acabado)

JIT e sua analogia com um rio

Alguns autores fazem a analogia dos estoques de uma empresa com o nível da água de um rio onde as pedras no fundo do rio são ditas como problemas de produção.
rio-just-in-time
Fonte: Administração da produção e operações, oitava edição, de Norman Gaither e Greg Frazier.
Com a aplicação dos princípios do JIT é possível baixar o nível da água do rio, fato que possibilita a visualização das pedras existentes, que podem ser: quebra de máquinas, problemas de qualidade, falta de matéria prima, materiais fora da especificação, entre outros.

Eliminando desperdícios

A ideologia fundamental do JIT é a eliminação de desperdício de todos os tipos. Shigeo Shingo, um guru da filosofia just in time identificou que nas empresas pode haver sete tipos de desperdícios na produção e que devem ser eliminados:
  1. Superprodução (produção além do necessário)
  2. Espera (espera para entrar no próximo centro de trabalho)
  3. Transporte (manuseio desnecessário de mateiras)
  4. Produção desnecessária (produção que não é necessária)
  5. Estoque de trabalho em processo (tempo de preparação elevados)
  6. Movimento e esforço (movimentos de humanos/robôs desnecessários na produção)
  7. Produtos defeituosos (produtos não conformes)

Metas do JIT

Para atingir as metas do JIT o Kaizen é muito utilizado em busca das ideias abaixo:
  1. Zero defeito
  2. Tempo zero de preparação
  3. Estoque zero
  4. Movimentação zero
  5. Quebra zero
  6. Lead time zero
  7. Lote unitário
Devido a utopia das metas do just in time, este é abordado como uma filosofia, pois embora na maioria dos casos seja praticamente impossível atingir 100% dos objetivos citados acima, as empresas devem buscar a melhoria continua (Kaizen) para chegar o mais próximo possível das metas estabelecidas.
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