Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Os 4 erros mais cometidos pelos donos de pequenos negócios

Abrir uma empresa própria pode parecer uma tarefa complicada e assustadora para muitas pessoas. Todos sabem que não é fácil começar um negócio da estaca zero, principalmente quando é o seu dinheiro que está em jogo. Caso você tenha seu próprio negócio ou pense em abrir algum no futuro, esteja ciente que você terá pela frente uma das tarefas mais trabalhosas e arriscadas de sua vida, apesar de ser uma grande experiência. O processo de abertura de uma empresa chega a consumir tanto tempo que você pode deixar de enxergar alguns fatores chaves que são capazes de encaminhar seu negócio tanto para o sucesso, como para o fracasso.
Grande parte dos brasileiros que são donos de pequenos negócios incorrem em erros comuns no momento de gerenciar seus empreendimentos e organizar as suas contas. Não é de se assustar que, segundo dados do IBGE de 2010, de cada cem empresas abertas no Brasil quase metade encerra suas atividades em menos de três anos. Como queremos que você faça parte dos casos de sucesso dessa estatística, separamos 4 dicas importantes nessa matéria para evitar que você tenha problemas na hora de gerenciar seu negócio:
1- Falta de diferenciação entre suas finanças pessoais e as finanças da empresa
É muito comum que os donos de pequenas empresas não diferenciem as contas de seus negócios de suas contas pessoais. Por exemplo, um dono de uma padaria que paga a mensalidade escolar de sua filha diretamente com o dinheiro que acumulou no caixa de seu negócio após um dia de trabalho. Como ilustra o exemplo, muitos donos de negócio, de maneira errada, utilizam as receitas ao invés do lucro gerado por seus empreendimentos para financiar suas contas pessoais. Isso pode dificultar a tarefa de organização das contas do negócio, além de impossibilitar uma avaliação realista de sua rentabilidade. Na teoria, a receita é resultado do produto das vendas que gera caixa para um negócio (no caso da padaria, o dinheiro resultante da venda de 10 lanches, por exemplo) e o lucro é o verdadeiro retorno dos investimentos que entra no bolso do empresário. A falta de diferenciação de contas por questões como a citada acima, muitas vezes, é um dos primeiros passos para a complicação financeira dos donos de pequenos negócios.
2- Falta de acompanhamento de receitas e despesas
É crucial para a sobrevivência de seu negócio que você saiba a origem e o destino de cada real que circula dentro dele. Não ter esse controle pode se equiparar a uma tentativa de dirigir um carro completamente vendado… mais cedo ou mais tarde você vai envolvê-lo em algum acidente. Manter controle sobre as entradas e saídas de caixa de sua empresa pode ajudá-lo a identificar aonde você precisa economizar e investir mais dinheiro. É importante que os donos de negócios estejam sempre acompanhados por ferramentas de controle financeiro.
3- Falta de planejamento e definição de objetivos
Iniciar um negócio sem antes ter planos e objetivos bem definidos pode ser um passo para o início de um processo de frustração que pode fazer com que sua empresa se despeça do mercado cedo demais. Procure estabelecer objetivos e metas especificas, mensuráveis, que estejam de acordo com a realidade do seu empreendimento. Tente defini-las para diferentes períodos, o curto (1-3 anos), médio (4-6 anos) e longo prazo (7-10 anos).
4- Falta de prevenção contra riscos e acidentes inesperados
É melhor prevenir do que remediar, certo? Pense nas piores situações que sua empresa possa enfrentar e procure se assegurar contra elas. Proteja todos os seus ativos, espaço, equipamentos e funcionários. Isso significa incluir no seu orçamento custos relacionados com situações imprevisíveis. Apesar de ser do perfil do empreendedor assumir riscos, procure não assumi-los de forma desnecessária, colocando em cheque seu lucro e sua própria empresa.
É interessante observar que os desafios de abrir um negócio próprio são semelhantes aos que enfrentamos na hora de organizar nossas finanças pessoais. É essencial que você acompanhe seus gastos e suas receitas, faça um planejamento para conquistar seus objetivos e, ainda, tenha uma reserva de emergências para os acontecimentos inesperados.
https://blog.guiabolso.com.br/os-4-erros-mais-comuns-dos-donos-de-pequenos-negocios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário