O Brasil, por sua dimensão continental e agregadora de uma vasta diversidade cultural, na qual a gastronomia se destaca, é um território extremamente fértil para a concepção de pequenas estruturas de produção com foco em clientes que buscam experiências específicas e especiais para suas necessidades e desejos.
O turismo de experiência é tendência global no campo da gastronomia. Vivências específicas e especiais são experimentadas por consumidores que vão além das sensações gustativas, por meio da mistura de sabores e da apreciação de aromas culinários sob outras perspectivas.
Clientes que saem do papel de meros comensais e assumem uma função participativa no preparo das refeições ou que se aventuram nas práticas de uma comunidade gastronômica, seja para apenas pelo prazer de vivenciá-las, seja para a captura de um novo aprendizado.
A experiência de ser “Chef por um dia em Paris” já é uma história de sucesso. Em um restaurante, nas proximidades da Praça da Bastilha, clientes definem as receitas e realizam o preparo dos alimentos para comensais menos desbravadores.
A experiência proposta pelo estabelecimento é que todo dia haja novidades no cardápio, aberto a culturas gastronômicas de qualquer lugar do mundo. Receitas definidas e elaboradas por um consumidor que, amador, pilota os fogões profissionais da casa, acompanhado de perto (ou não) por chefs mais experientes, conforme varia o grau de conhecimento do cliente-cozinheiro.
A experiência turística começou a ser comercializada há dois anos, quando a cada 15 dias um cliente se inscrevia. Hoje, são 15 inscrições mensais: isto é, a cada dois dias uma nova aventura muda a rotina da casa.
Negócios do setor em São Paulo também já realizam tours gastronômicos e ganham projeção nos meios de comunicação digital. Um exemplo é a Taste of São Paulo, operadora especializada em realizar passeios gastronômicos unindo cultura, história e gastronomia em locais como o Mercadão, o Centro e os Jardins. Quem traz essa dica, que inspira consumidores, e leva aspirações de propostas inovadoras aos empresários do setor, é o intrip.com.br.
A Intrip é uma operadora de experiências que, além de fornecer dicas em vários destinos brasileiros, também comercializa vivências turísticas diferenciadas em distintos segmentos para turistas interessados em explorar atividades que fogem das propostas convencionais do mercado.
E foi para fugir das propostas convencionais do turismo gastronômico e proporcionar experiências únicas e peculiares a seus consumidores que a criatividade de empresários do setor foi muito além do sabor. Haja vista que em algumas cidades do mundo, há restaurantes acomodam pessoas em uma “sala escura”, acompanhadas por guias cegos. Não bastassem todos esses elementos, os clientes podem optar por um dos menus surpresa e vivenciar a experiência de comer e beber na escuridão completa.
Assista ao vídeo Dans Le Noir: uma experiência sensorial (em espanhol) e veja como o modelo funciona.
Identificando oportunidades para gerar experiências
Identificar uma oportunidade que gere experiências turísticas, no contexto que o consumidor de hoje enseja, não é uma tarefa da qual resultem insights inusitados apenas. Também não é também condição primária que a experiência seja de vivências tão peculiares e exclusivas quanto os exemplos apontados aqui.
De modo geral, se enquadram nesse conceito, toda experiência que tenha correspondência com:
- Autenticidade
- Fuga da rotina
- Envolvimento lúdico
- Conexão com a criatividade
- Associação com a ideia de felicidade
- Relação com os sentidos da vida
E mais: nada disso vai funcionar na sua potencialidade se não for fundamentado em um bom plano de marketing.
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