“Se não atende a esses três requisitos, nem chegue perto”, aconselha Schnaider. O especialista afirma que, independentemente de ser um produto da moda, é necessário ter afinidade com a área antes de abrir um negócio. “De uma forma geral, a pessoa deve investir dinheiro em algo em que ela é muito boa, profissional. Se você não é do ramo alimentício, não vai poder concorrer com alguém que é bom no que faz e que ama o que faz.”
“A franquia não tira a responsabilidade da empresa de gerir seu caixa local. Se ele não tem o conhecimento de fazer o controle e pagar a parte tributária e começa a cometer os erros de empresários inexperientes, vai pagar o preço”, alerta Schnaider. “Todas essas questões são de responsabilidade do empresário. Por mais que a marca seja importante, ela não basta.”
“Se o empresário criar uma experiência para o usuário, entendendo qual é o nicho de pessoas que frequentam o estabelecimento, ele vai durar além da moda”, afirma Schnaider. Entre as formas de criar uma “experiência” de consumo para os clientes citadas por ele está a criação de um ambiente aconchegante, com comodidades como internet, espaço para leituras e reuniões, além de uma boa qualidade do serviço. “A moda vai mudando, ele vai se adaptando, mas se trabalha a mesma marca vai ter o público que volta porque gosta do lugar.”
Para o empresário que quer aproveitar um tempo de alta nas vendas para abrir novas unidades, Schnaider aconselha: “primeiro crie um modelo que fidelize o cliente, e que se prove como fidelizador. Crie um espaço para o qual as pessoas gostem de voltar, para depois crescer.”
A confiança é fundamental para que o cliente volte a um estabelecimento, explica o especialista. Por isso, em tempos de dificuldade, usar manobras para aumentar os ganhos pode ser uma má ideia. “A gente vê restaurantes que mantêm o preço igual, mas diminuem o tamanho dos pratos. Acham que o cliente é bobo, mas na verdade está arriscando a reputação deles.”
http://g1.globo.com/economia/pme/noticia//comercio-da-moda-paleterias-se-multiplicam-e-enfrentam-concorrencia.html
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