Desde
2004, quando começou a se falar do conceito de cocriação, as empresas têm
buscado realmente ouvir os clientes, satisfazer as suas necessidades.
Funcionários e consumidores associam-se a um negócio ou produto agregando
inovação de valor, conteúdo ou marketing, e recebendo em troca os benefícios de
sua contribuição, sejam eles através do acesso a produtos customizados ou da
promoção de suas ideias. O resultado disso é que, se a empresa conseguir criar
esse elo com os seus clientes, eles próprios farão publicidade. Esse, sem
dúvida, é o maior benefício de todos!
Um
dos principais exemplos de cocriação é a Wikipédia, pois é editada por milhares
de pessoas no mundo todo, e assim protagoniza um dos pilares da cocriação, a
colaboração. Também a estratégia de venda de publicidade do Google, que permite
que qualquer pessoa possa anunciar com simplicidade, sem intermediários e com
controle total de sua campanha, comprando palavras e medindo o resultado de sua
própria ação.
A
Fiat mostrou que a participação do cliente colaborativo nas estratégias de
Marketing é cada vez mais importante para o sucesso de um projeto. O projeto
Fiat Mio é um modelo criado nos moldes do consumidor. Para isso, a Fiat levou
para dentro da fábrica pessoas que ajudassem a montar o conceito do carro, numa
plataforma de inversão de processo, já que a empresa desejava escutar o
consumidor durante a produção.
Para
oferecer esta interatividade com os clientes, a internet teve um papel
fundamental. No blog criado pela empresa, o internauta postava suas ideias, dava
sugestões e ajudava a desenvolver o projeto, com isso o cliente passou a ter a
sensação de que aquele carro foi feito por
ele e para ele.
http://www.consultores.com.br/artigos.asp?cod_artigo=1003
Desde
2004, quando começou a se falar do conceito de cocriação, as empresas têm
buscado realmente ouvir os clientes, satisfazer as suas necessidades.
Funcionários e consumidores associam-se a um negócio ou produto agregando
inovação de valor, conteúdo ou marketing, e recebendo em troca os benefícios de
sua contribuição, sejam eles através do acesso a produtos customizados ou da
promoção de suas ideias. O resultado disso é que, se a empresa conseguir criar
esse elo com os seus clientes, eles próprios farão publicidade. Esse, sem
dúvida, é o maior benefício de todos!
Um
dos principais exemplos de cocriação é a Wikipédia, pois é editada por milhares
de pessoas no mundo todo, e assim protagoniza um dos pilares da cocriação, a
colaboração. Também a estratégia de venda de publicidade do Google, que permite
que qualquer pessoa possa anunciar com simplicidade, sem intermediários e com
controle total de sua campanha, comprando palavras e medindo o resultado de sua
própria ação.
A
Fiat mostrou que a participação do cliente colaborativo nas estratégias de
Marketing é cada vez mais importante para o sucesso de um projeto. O projeto
Fiat Mio é um modelo criado nos moldes do consumidor. Para isso, a Fiat levou
para dentro da fábrica pessoas que ajudassem a montar o conceito do carro, numa
plataforma de inversão de processo, já que a empresa desejava escutar o
consumidor durante a produção.
Para
oferecer esta interatividade com os clientes, a internet teve um papel
fundamental. No blog criado pela empresa, o internauta postava suas ideias, dava
sugestões e ajudava a desenvolver o projeto, com isso o cliente passou a ter a
sensação de que aquele carro foi feito por
ele e para ele.
http://www.consultores.com.br/artigos.asp?cod_artigo=1003
Nenhum comentário:
Postar um comentário