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quinta-feira, 21 de maio de 2015

Personas: aposte no método para definir seu público-alvo

A definição do público-alvo, em si, passa por uma série de critérios pessoais ou embasados em estudos de mercado. O primeiro aspecto contempla informações básicas como a faixa etária, região, classe social ou escolaridade. O segundo envolve poder de compra, hábitos, comportamento ou preferências. É aqui que entra o conceito que você deve aplicar para definir quem atingir: a criação de personas.
Trata-se da personificação da pessoa que faz parte do grupo que vai compor seu público-alvo, um cliente fictício criado para sintetizar o perfil do seu consumidor. Em outras palavras, ele é delineado a partir do mapeamento das principais características de seu público-alvo.
Você pode ter mais de uma persona, dependendo das necessidades da sua empresa. Para encontrá-la, estabeleça meios de contato com as pessoas. Busque este perfil através de entrevistas internas para delinear como sua empresa enxerga os consumidores. Questione também o outro lado, seus clientes externos, os fiéis e os novos. Converse com líderes que atuam no mesmo nicho. Procure na internet, nas redes sociais. Ofereça conteúdo interessante, esclareça dúvidas, mantenha um relacionamento ativo.
Compartilhe os resultados com a equipe e promova um brainstorm. Ao unir todas as informações, monte uma biografia do personagem, agregando as características mais pertinentes do seu público-alvo, desejos, anseios, preocupações, ao seu tipo de negócio. Use fotos. Dê nomes. Crie roteiros. Conte o que essa pessoa pensa e sente, como ela fala, vê, ouve e o que ela faz. Além disso, delimite qual o papel da persona dentro do projeto.
De tempos em tempos, exerça a manutenção do seu persona, já que os clientes nem sempre cumprem as expectativas traçadas e, por vezes, alteram o comportamento diante de um determinado produto/serviço. 
A melhor forma de entender as necessidades e as mudanças do seu público é interagindo com ele. As redes sociais, por exemplo, são boas ferramentas para conhecer de perto o seu público. Interaja. Descubra do que ele gosta, do que ele não gosta. Utilize os campos destinados aos comentários no blog ou até mesmo aquele e-mail que você deixa à disposição para eventuais dúvidas ou sugestões de seus leitores.
Pesquise. Fóruns, grupos e comunidades estão à disposição na web para acesso de todos. Ou por que não perguntar diretamente a ele? Você pode criar formulários de pesquisa e enviar por e-mail. Procure saber como seu público pensa, do que ele precisa e o que ele quer.
Assim, sua empresa poderá analisar como seu produto/serviço pode atender ou se adequar a uma necessidade específica deste seleto grupo. E o público se identificará com a imagem que a marca quer transmitir.
https://www.emailmanager.com/br/blog/1/1727/como-acertar-em-cheio-na-escolha-do-publicoalvo-para-o-seu-email-marketing.html

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