Conhecer cliente facilita pós-venda
De acordo com o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, uma loja pode manter um cadastro de clientes –da mesma forma que a Cheville– com informações básicas, como nome, telefone, e-mail e data de nascimento.
Segundo Martins, próximo ao aniversário do consumidor, por exemplo, o empresário pode mandar um e-mail com os parabéns e oferecendo um desconto para trazê-lo de volta à loja.
"Mais importante do que efetuar uma venda é fazer a pessoa voltar outras vezes. O empresário não pode perder tão facilmente um cliente que ele conquistou com tanto esforço", afirma.
Fidelizar envolve mais tempo do que dinheiro
Para o presidente do IBRC (Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente), Alexandre Diogo, aproximar-se do cliente não envolve altos gastos. O investimento maior é em tempo e dedicação.
Diogo diz que os funcionários precisam estar treinados e cientes da cultura da empresa para abordar o cliente da maneira correta. "O profissional tem de atender da mesma forma que o dono do negócio atenderia."
O presidente do IBRC afirma, ainda, que é a empresa quem deve se adaptar ao cliente e não o contrário. A melhor maneira de fazer isso, segundo Diogo, é olhar o negócio de dentro para fora.
"O empresário deve se perguntar: se eu fosse um consumidor, eu compraria tais produtos? O atendimento foi adequado? Se houver algum problema, eu consigo resolver de forma rápida? Como?",
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