Gestão
1. Defina um organograma com as atribuições de cada funcionário de acordo com sua função.
2. Seja mais suscetível a mudanças.
3. O primeiro passo para uma mudança é a conscientização de que todas as áreas da oficina precisam passar por uma análise criteriosa e todos os colaboradores têm que se envolver nesse processo.
4. Mostre aos funcionários a importância e o papel de cada um na empresa.
5. Tenha sempre seus funcionários identificados por crachá.
6. Nunca chame a atenção de um funcionário na frente do cliente.
7. Ofereça serviços diferenciados aos seus clientes. Ex. Leva e traz, lavagem, entre outros.
8. Desenvolva a cultura da preservação do meio ambiente em todas as áreas da oficina.
9. Oferecer uniformização adequada é obrigação da empresa.
10. Remunere os funcionários de acordo com o trabalho.
11. Mantenha diálogos sempre ativos.
12. Realize reciclagem e ofereça oportunidades para os seus funcionários conhecerem as tecnologias atuais.
13. Quem trabalha com um sistema de gestão por processos está a 10 anos na frente.
14. Não esqueça que os processos sempre envolvem diversos departamentos, com toda a empresa reunida num só objetivo: a satisfação do cliente.
15. Com processos bem definidos o gestor pode identificar as deficiências das operações e corrigi-las em tempo oportuno, evitando chegar até o cliente.
16. Padronize sua rede com a certificação (Quando aplicável).
17. Utilize sua certificação para participar de licitações públicas. Faça valer o seu diferencial.
18. Busque orientações de gestão em organismos direcionados (SEBRAE).
19. Fique atento e aproveite as oportunidades geradas por exigências do governo, como a Inspeção Veicular.
20. Em caso de oficina a diesel adéque-se para o PMMVD (Programa para a Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel).
21. Procure um sindicato e/ou associação para fortalecer o seu padrão de atendimento. Além disso, as associações de classe têm mais acesso para conseguir informações técnicas.
22. Transforme seu concorrente em parceiro, consiga melhores condições e benefícios no mercado.
23. Empresa melhor preparada e melhor formada tem mais possibilidade de atingir melhores resultados e permanência no mercado.
24. Junte um grupo e busque apoio de entidades como o SEBRAE, por meio do projeto Empreender, e aproveite para gerar benefícios para todos os que participam.
25. Busque ajuda externa, uma pessoa de fora enxerga muito melhor o que está acontecendo dentro de uma empresa.
26. Tenha uma certificação da qualidade, pois o órgão certificador irá ajudá-lo a controlar seus padrões de qualidade na prestação de serviços.
27. Lembre-se sempre que a oficina é co-responsável pelo produto que está aplicando no automóvel, por isso, exija produtos de qualidade que sigam as normativas do INMETRO.
28. Implante a filosofia dos 5's em sua oficina, que transforma o ambiente com organização e atitude, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.
29. Na oficina deve-se evitar o estoque desnecessário de peças e materiais em excesso, tanto papéis quanto objetos; desperdícios de graxas, sabão e cremes.
2. Seja mais suscetível a mudanças.
3. O primeiro passo para uma mudança é a conscientização de que todas as áreas da oficina precisam passar por uma análise criteriosa e todos os colaboradores têm que se envolver nesse processo.
4. Mostre aos funcionários a importância e o papel de cada um na empresa.
5. Tenha sempre seus funcionários identificados por crachá.
6. Nunca chame a atenção de um funcionário na frente do cliente.
7. Ofereça serviços diferenciados aos seus clientes. Ex. Leva e traz, lavagem, entre outros.
8. Desenvolva a cultura da preservação do meio ambiente em todas as áreas da oficina.
9. Oferecer uniformização adequada é obrigação da empresa.
10. Remunere os funcionários de acordo com o trabalho.
11. Mantenha diálogos sempre ativos.
12. Realize reciclagem e ofereça oportunidades para os seus funcionários conhecerem as tecnologias atuais.
13. Quem trabalha com um sistema de gestão por processos está a 10 anos na frente.
14. Não esqueça que os processos sempre envolvem diversos departamentos, com toda a empresa reunida num só objetivo: a satisfação do cliente.
15. Com processos bem definidos o gestor pode identificar as deficiências das operações e corrigi-las em tempo oportuno, evitando chegar até o cliente.
16. Padronize sua rede com a certificação (Quando aplicável).
17. Utilize sua certificação para participar de licitações públicas. Faça valer o seu diferencial.
18. Busque orientações de gestão em organismos direcionados (SEBRAE).
19. Fique atento e aproveite as oportunidades geradas por exigências do governo, como a Inspeção Veicular.
20. Em caso de oficina a diesel adéque-se para o PMMVD (Programa para a Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel).
21. Procure um sindicato e/ou associação para fortalecer o seu padrão de atendimento. Além disso, as associações de classe têm mais acesso para conseguir informações técnicas.
22. Transforme seu concorrente em parceiro, consiga melhores condições e benefícios no mercado.
23. Empresa melhor preparada e melhor formada tem mais possibilidade de atingir melhores resultados e permanência no mercado.
24. Junte um grupo e busque apoio de entidades como o SEBRAE, por meio do projeto Empreender, e aproveite para gerar benefícios para todos os que participam.
25. Busque ajuda externa, uma pessoa de fora enxerga muito melhor o que está acontecendo dentro de uma empresa.
26. Tenha uma certificação da qualidade, pois o órgão certificador irá ajudá-lo a controlar seus padrões de qualidade na prestação de serviços.
27. Lembre-se sempre que a oficina é co-responsável pelo produto que está aplicando no automóvel, por isso, exija produtos de qualidade que sigam as normativas do INMETRO.
28. Implante a filosofia dos 5's em sua oficina, que transforma o ambiente com organização e atitude, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.
29. Na oficina deve-se evitar o estoque desnecessário de peças e materiais em excesso, tanto papéis quanto objetos; desperdícios de graxas, sabão e cremes.
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