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quinta-feira, 14 de maio de 2015

Estratégias eficazes para inovar em tempos de crise - 2

Neuromarketing : Mergulhe no subconsciente do consumidor

A nova tendência mundial no modo de compreender o consumidor se chama neuromarketing. É a união da ciência e do marketing, a chave para o entendimento da lógica de consumo e uma nova forma de medir se o marketing está funcionando. Oferece técnicas inovadoras e insights estratégicos para pesquisas de mercado. Complementam as tradicionais pesquisas qualitativas e quantitativas, já que estas trabalham principalmente na esfera racional, baseando-se nas declarações dos consumidores. Como já dizia David Ogilvy: “Consumidores não pensam em como eles se sentem, não dizem o que pensam e não fazem o que eles dizem que fazem.” Isso por que 95% das nossas decisões estão na esfera do subsconsciente, ou seja, são implícitas e não verbais. Vivemos praticamente no piloto automático, inclusive quando temos que temos que decidir por este ou aquele produto.

O que há de errado com as pesquisas tradicionais?

    Suposições de Marketing: Nós pensamos sobre o que comprar e usamos cálculos de custo vs. benefício para tomar as decisões.
Novas descobertas: Nós não gastamos muito tempo pensando sobre o que comprar.
    Suposições de Marketing: Nós temos que prestar atenção às mensagens de publicidade e marketing para que elas “funcionem”.
Novas descobertas: Nós ativamente e passivamente evitamos publicidade e resistimos às mensagens de marketing.
    Suposições de Marketing: Nós temos preferências relativamente estáveis ​que podem ser alteradas por argumentos persuasivos.
Novas descobertas: Temos preferências fracas. E elas podem ser facilmente alteradas sem persuasão.
Suposições de Marketing: Podemos lembrar com bastante precisão as experiências passadas e as mensagens que recebemos da publicidade e marketing.
Novas descobertas: Temos memórias defeituosas. E o recall não é um bom indicador para compreender os processos de escolha e comportamento.
    Suposições de Marketing: Nós temos acesso consciente aos estados mentais que fundamentam o nosso comportamento, opiniões e crenças.
Novas descobertas: Confiamos demais em nós mesmos. E, geralmente estamos errados.
Para compreender o comportamento do consumidor intuitivo é preciso entender o cérebro e seu funcionamento. É uma quebra de paradigmas do marketing, um estudo mais completo do comportamento do consumidor, o que de fato de dever feito para estimular a sua atenção, sua memória e emoção. Com o neuromarketing é possível descobrir os motivos que o consumidor têm preferências por algumas marcas e  rejeita outras,  assim como a sua motivação da compra, na espera subsconciente e não declarada somente declarada pelo consumidor que dá margens a erro.

Os estudos de neuromarketing estão evoluindo bastante se expandindo para outras esferas que vão além da pesquisa, já foram descobertas inclusive, técnicas aplicadas na redação publicitária.  Com essa nova ciência é possível atingir resultados muito mais eficazes nas ações de branding, elaboração de embalagens até o lançamento de campanhas. Ainda existem muitas distorções do que é o neuromarketing sendo apontando como uma forma de manipular o consumidor, o que não é verdade. O seu uso, assim como de outros conhecimentos deve ser responsável, com o objetivo único de entender profundamente os buyers personas das empresas e entregar mais valor para os mesmos.
http://www.culturacolaborativa.com/-estrategias-eficazes-para-inovar-em-tempos-de-crise/

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