Selando histórias de amor e realizando sonhos, é normal que o casamento seja um dos dias mais esperados da vida de muitos casais, tanto daqueles que planejam cada detalhe desde muito cedo quanto daqueles que não nutrem essa ambição mas acabam resolvendo oficializar a união como manda o figurino.
Para ambos os casos, mesmo que a cerimônia realizada seja menos tradicional, os cuidados com o ambiente envolvem muitos pormenores, dentre os quais a ornamentação do casamento — um dos pontos que mais animam a organização, na mesma medida em que preocupam, afinal ninguém quer que nada dê errado no grande dia!
Para começar, é importante que casal esteja disposto a abrir mão de possíveis exigências e adapte suas ideias para a realidade. O planejamento “deve levar em conta o local do evento, horário e o estilo de decoração proposta”, pontua o cerimonialista e decorador Daniel Claret, do Espaço Golden Palace no Rio de Janeiro. A partir disso, vale pensar em como harmonizar o ambiente com o tipo de ornamentação desejado, com cuidado para que grandes transformações na estrutura não sejam necessárias.
“O projeto de decoração deve ser elaborado para que não haja obstruções de fluxo dos convidados”, recomenda a designer de festas Bia Pedrini. “Cada setor do evento tem que ser planejado de acordo com suas saídas de cozinha e banheiros, assim como passagens para os convidados. A planta precisa ser funcional!”, completa.
Assim que os detalhes estruturais da festa forem decididos, é possível dar início à parte ornamental da cerimônia. Para tanto, vale observar a consideração do especialista Daniel: “uma decoração marcante não é aquela na qual se investe mais dinheiro, e sim aquela que consegue transmitir a história e o estilo de vida do casal”.
Todavia, não basta procurar referências e tentar agregar todo tipo de item decorativo. “De um modo geral, os excessos são um dos maiores erros cometidos em casamentos”, aponta Bia. É preciso prezar pela harmonia, tanto em nome da beleza da festa quanto para evitar que o ambiente fique carregado, cansativo ou atrapalhe os convidados de alguma forma.
Daniel Claret também cita as tendências como uma opção traiçoeira: “a cor da moda em local inapropriado, o bolo da moda com uma decoração oposta ao mesmo, a combinação de flores em um lugar inadequado: normalmente, os erros mais comuns na ornamentação de casamentos seguem nesta linha”.
Para garantir que esses deslizes fiquem longe da sua celebração, aposte na conhecida máxima: “menos é mais”; e, se possível, conte com a ajuda de um profissional.
http://www.dicasdemulher.com.br/ornamentacao-de-casamento/
Nenhum comentário:
Postar um comentário