A HISTÓRIA DO VENDEDOR E DA PROFISSÃO DE VENDAS:
Antigamente a profissão de VENDAS era considerada a “ultima” opção como
atividade profissional para uma pessoa escolher. Um vendedor tinha um rótulo
pré-estabelecido de “enganador” ou que “enrolava” um cliente para vender um
produto ou um serviço.
Atualmente, o profissional de VENDAS é valorizado no mercado, contra
dizendo o estereótipo pré-estabelecido antigamente. Dessa forma, VENDAS
tornou-se uma profissão essencial no mercado globalizado, para as empresas terem
sucesso.
FUNDAMENTO DA PALAVRA “ESTRATÉGIA”:
A palavra ESTRATÉGIA vem do grego “stratègós” (de stratos,
“exército”, “liderança” ou “comando” tendo significado inicialmente “a arte do
general”) e pode ser descrito como a arte de aplicar os meios disponíveis com
inteligência e explorar condições favoráveis com vista a objetivos
específicos.
Também, segundo (Mintzberg) ESTRATÉGIA é a “forma de pensar no futuro,
integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e
articulador de resultados”.
Isso quer dizer se antecipar, colocar o imprevisível, não dar chance aos
seus competidores, surpreender seus parceiros e clientes, e diria até INOVAR e
CRIAR.
QUAIS AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE VENDAS ADOTADAS HOJE?
Para adotar uma estratégia de vendas, as empresas e os vendedores devem
se atentar ao que o mercado exige. Dessa forma, devemos Identificar os fatores
que possam trazer incertezas políticas, sociais, econômicas e
demográficas.
Entender e identificar possíveis fatores que possam mudar a demanda do
setor em que sua empresa está inserida; devem conhecer a fundo o produto e/ou
serviço que vendem e estudar os concorrentes para enfrentar possíveis objeções
dos clientes. Também é fundamental entender o mercado do seu cliente para
oferecer a melhor solução possível.
IDEIAS PARA DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE VENDAS.
São inúmeras as estratégias de vendas, porém ressaltarei em tópicos
somente algumas estratégias que devem ser estudadas separadamente, pois cada uma
delas trará mais informações:
1 – GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPES:
É de extrema importância o Gerente de Vendas conhecer cada indivíduo de
sua equipe, pois cada integrante tem suas características, seus desejos
internos, fraquezas e competências que cabem ao gestor desenvolver para otimizar
sua equipe comercial.
2 – ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DO CONSUMIDOR:
Entender quais os fatores que influenciam seu público-alvo a comprar é
uma excelente maneira de definir uma estratégia de vendas eficaz. Além disso,
podemos descobrir como envolver nosso cliente e potencializar a decisão de
compra dos nossos produtos.
3 – SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E ANÁLISE MERCADOLÓGICA:
Devemos utilizar a tecnologia disponível como ferramenta no gerenciamento
estratégico das informações. Podemos utilizar algumas ferramentas como, por
exemplo, matriz BCG, análise SWOT, PORTER e ainda usar sistemas de
CRM.
4 – TÉCNICAS AVANÇADAS DE NEGOCIAÇÃO:
Como profissionais de vendas, devemos fazer uso do PNL – Programação NeuroLinguisca, Comunicação Verbal e Não-Verbal, Pessoal e Visual.
5 – ANALISE TRANSACIONAL:
Através da análise transacional, podemos estudar e analisar as trocas de
estímulos e respostas do nosso público-alvo e, dessa forma, definir ações que
possam influenciar no processo de compra.
hTTP://SUPERVENDEDORES.COM.BR/VENDAS/ESTRATEGIA-VENDAS-COMO-DIFERENCIAL-COMPETITIVO-MERCADO-GLOBALIZADO/
Nenhum comentário:
Postar um comentário