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sexta-feira, 29 de maio de 2015

ESTRATÉGIA DE VENDAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO MERCADO GLOBALIZADO


A HISTÓRIA DO VENDEDOR E DA PROFISSÃO DE VENDAS:

Antigamente a profissão de VENDAS era considerada a “ultima” opção como atividade profissional para uma pessoa escolher. Um vendedor tinha um rótulo pré-estabelecido de “enganador” ou que “enrolava” um cliente para vender um produto ou um serviço.
Atualmente, o profissional de VENDAS é valorizado no mercado, contra dizendo o estereótipo pré-estabelecido antigamente. Dessa forma, VENDAS tornou-se uma profissão essencial no mercado globalizado, para as empresas terem sucesso.
A História do Vendedor e da Profissão de Vendas
Dia 1º de Outubro – Dia do VENDEDOR! Tenha ORGULHO da sua profissão!

FUNDAMENTO DA PALAVRA “ESTRATÉGIA”:

A palavra ESTRATÉGIA vem do grego “stratègós” (de stratos, “exército”, “liderança” ou “comando” tendo significado inicialmente “a arte do general”) e pode ser descrito como a arte de aplicar os meios disponíveis com inteligência e explorar condições favoráveis com vista a objetivos específicos.
Também, segundo (Mintzberg) ESTRATÉGIA é a “forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”.
Isso quer dizer se antecipar, colocar o imprevisível, não dar chance aos seus competidores, surpreender seus parceiros e clientes, e diria até INOVAR e CRIAR.

QUAIS AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE VENDAS ADOTADAS HOJE?

Para adotar uma estratégia de vendas, as empresas e os vendedores devem se atentar ao que o mercado exige. Dessa forma, devemos Identificar os fatores que possam trazer incertezas políticas, sociais, econômicas e demográficas.
Entender e identificar possíveis fatores que possam mudar a demanda do setor em que sua empresa está inserida; devem conhecer a fundo o produto e/ou serviço que vendem e estudar os concorrentes para enfrentar possíveis objeções dos clientes. Também é fundamental entender o mercado do seu cliente para oferecer a melhor solução possível.

IDEIAS PARA DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE VENDAS.

São inúmeras as estratégias de vendas, porém ressaltarei em tópicos somente algumas estratégias que devem ser estudadas separadamente, pois cada uma delas trará mais informações:

1 – GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPES:

É de extrema importância o Gerente de Vendas conhecer cada indivíduo de sua equipe, pois cada integrante tem suas características, seus desejos internos, fraquezas e competências que cabem ao gestor desenvolver para otimizar sua equipe comercial.

2 – ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DO CONSUMIDOR:

Entender quais os fatores que influenciam seu público-alvo a comprar é uma excelente maneira de definir uma estratégia de vendas eficaz. Além disso, podemos descobrir como envolver nosso cliente e potencializar a decisão de compra dos nossos produtos.

3 – SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E ANÁLISE MERCADOLÓGICA:

Devemos utilizar a tecnologia disponível como ferramenta no gerenciamento estratégico das informações. Podemos utilizar algumas ferramentas como, por exemplo, matriz BCG, análise SWOT, PORTER e ainda usar sistemas de CRM.

4 – TÉCNICAS AVANÇADAS DE NEGOCIAÇÃO:

Como profissionais de vendas, devemos fazer uso do PNL – Programação NeuroLinguisca, Comunicação Verbal e Não-Verbal, Pessoal e Visual.

5 – ANALISE TRANSACIONAL:

Através da análise transacional, podemos estudar e analisar as trocas de estímulos e respostas do nosso público-alvo e, dessa forma, definir ações que possam influenciar no processo de compra.
O segredo do sucesso em vendas está REVELADO!
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