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quarta-feira, 20 de maio de 2015

5 dicas para Gerenciamento de Projetos em uma pequena empresa

1.  Estabelecer expectativas cedo – Isso vai além de cronogramas, gráficos de Gantt e especificações do projeto ou exigências, e está mais orientado à comunicação com o cliente, como você trabalha e como irá gerenciar o projeto. Se você não tem muito tempo para fornecer atualizações constantes, eles precisam saber disso. Se você preferir se comunicar via e-mail, eles devem saber isso. Dessa forma, se um cliente não se sente confortável com a forma como você colabora e se corresponde, você pode tratar disso logo no início e construir quaisquer requisitos adicionais (e o tempo que leva para realizá-los) no cronograma.
2. Estabelecer um único ponto de contato em ambas pontas – Não há nada pior do que receber feedback de cliente ou solicitações de 3 ou 8 ou 25 pessoas diferentes e depois ter que encontrar uma forma coerente para integrar todas essas respostas divergentes. Da mesma forma, não é adequado ter várias pessoas de sua equipe comunicando-se com o cliente, o que pode duplicar esforços e, potencialmente, abrir a porta para a confusão.
Ter um funil de informações através de uma pessoa ao seu lado, e uma pessoa do lado do cliente, obriga cada parte a chegar a decisões ou respostas definitivas e reduz as chances de falha de comunicação ou de resultar em um jogo de “telefone”.
3. Contar com seus fornecedores e prestadores de serviços – Poucos grandes produtos ou serviços são criados por uma só pessoa, mas a grande maioria das pequenas empresas tem apenas um ou dois empregados, o que significa que muitas vezes eles dependem de fornecedores e prestadores de serviços para ajudá-los a servir seus clientes.
Parte da gestão de um negócio bem sucedido é identificar esses parceiros que podem confiavelmente entregar conforme suas promessas, e quando você os encontra, não deve apenas delegar a eles responsabilidades, mas também integrá-los no processo de supervisão do projeto, tornando-os responsáveis por gerenciar suas partes no projeto maior. Lembre-se, eles têm tanto interesse em acertar prazos e etapas, quanto você.
4.  Defina suas principais datas de entrega para as segundas-feiras (e nunca para sextas-feiras) – Ninguém gosta de trabalhar em fins de semana. Entretanto, as pequenas empresas são frequentemente limitadas em recursos, e às vezes há semanas quando tudo acontece ao mesmo tempo. Quando se atingem essas semanas, a última coisa que você quer fazer é estar lutando para atingir um prazo de entrega na sexta-feira. Agendando prazos de entrega para segunda-feira, você pode estar condenando a si mesmo para um longo fim de semana de vez em quando, mas pelo menos você não irá perder o prazo.
5.  Sempre termine um dia ou dois antes do prazo (mas nunca entregue antecipadamente) – Muitos estudos mostram que estudantes que se esforçam para os exames só no último minuto, têm desempenho inferior aos alunos que estudaram ao longo do semestre, e também retêm menos informações no decorrer do tempo.
Um princípio semelhante se aplica aqui. Como proprietário de uma pequena empresa, você não tem uma grande equipe ou uma riqueza de recursos para salvá-lo se você esperar até o último momento para terminar um projeto, e algo catastrófico poderá acontecer. Da mesma forma como você muitas vezes constrói um amortecedor de prazos para funcionários, fornecedores e clientes, você também deve criar um amortecedor de linha de tempo para si mesmo. Mas não entregue antecipadamente, pois lembre-se que você está sempre estabelecendo expectativas com os clientes, e se você começar a entregar com antecedência agora, o cliente pode esperar que você faça isso em todas as ocasiões (e você pode não ser capaz de atender sempre a essa expectativa).
http://stakeholdernews.com.br/artigo/projetos-pequena-empresa/

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