Estamos vivendo um mundo em que a
concorrência está cada vez mais acirrada entre os lojistas do mesmo segmento. Em
um shopping, as lojas são sempre muito próximas uma das outras, elas disputam
acirradamente a atenção dos consumidores através dos mínimos detalhes. Não há
mais como disputar esta atenção apenas com elementos básicos como uma vitrine
mais elaborada, linguagem ou preços. É preciso conhecer o cliente a fundo, saber
o que ele consome e quando consome (ou deixa de consumir para resgatá-lo). Ter
tais informações permite que a marca / lojista tenha em suas mãos poder para se
comunicar e fazer com que seu cliente venha ou volte para gastar seu dinheiro
especificamente em sua loja e não ao shopping para escolher onde
irá.
Com o objetivo de ajudar essas marcas,
seguem 2 exemplos de estratégias e ações que podem ser implantadas pelas mesmas
visando resultados.
Cartão presente: Muitas vezes, vamos em uma loja comprar um
presente para alguém e não achamos exatamente o que ela pode gostar ou ficamos
na dúvida de modelo, tamanho, estampa e outros atributos. Isso não ocorre apenas
conosco, segundo estudo 60% dos clientes entram na loja com dúvidas sobre o que
dar de presente, e muitas vezes acabam indo para a loja seguinte. É aqui que o
cartão presente mostra todo seu potencial de venda. Ele é uma compra normal que
pode ser dado como presente físico (cartão impresso) ou pode ser enviado via
e-gift diretamente por e-mail para o presenteado, imprimir em casa e entregar
pessoalmente.
Informação é Poder: O CLI (Customer Loyalty Intelligence) como o
nome mesmo diz é Inteligência para fidelização de clientes. Conhecer os hábitos
de consumo de seu cliente colocam você na frente de seus concorrentes, pois
sabendo o que seus clientes compram possibilita fazer inúmeras ações de
marketing como: ativação, retorno, saudades, bônus, aniversário, ¹pesquisa de satisfação e inúmeras
formas de relacionamento.
Existem duas formas para obter resultados
com a ferramenta, A curto e longo prazo.
A curto prazo centralizamos a comunicação da
marca onde é possível a partir de tecnologia exclusiva fazer envio de campanhas
de email e sms. Tudo isso com mensuração de resultados reais: ou seja, saber
quem recebeu a ação, quem abriu e o mais importante, saber quem foi na loja e
comprou dentro do prazo de conversão estipulado para uma campanha feita dentro
do CLI Giver.
E em médio e longo prazo utilizamos um
diferencial dentro do CLI que é o sistema de Cashback, onde o cliente ganha uma
porcentagem da compra para retornar a loja em menos tempo do que voltaria
normalmente. Esta fidelidade impacta no aumento de visitas recorrentes, ticket
médio e incremento das vendas. Um dos principais retornos desta ação é que o
cliente fidelizado acaba voltando a loja na metade do tempo que voltaria se não
fosse fidelizado, pois o sistema automaticamente se relaciona com todos os
clientes induzindo-o a voltar e comprar na loja no período estipulado. Tudo isso
de forma automatizada.
¹ – Pesquisa de satisfação do cliente:
Baseados nela os lojistas poderão aprimorar seus serviços e atender as
necessidades específicas de cada comprador, principalmente nesta época de maior
fluxo de compras
*Artigo por Marcelo Klein, COO da
Giver
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