O inbound marketing consiste em atrair as pessoas certas para o seu negócio, no momento certo e no lugar certo. Desta forma, as chances de conversão são cada vez maiores. Para isso, é preciso definir os seusbuyers personas, ou seja, traçar os perfis demográficos e psicológicos do seus consumidores. Definir personagens fictícios, descrevendo características pessoais, problemas, oportunidades e o motivo pelo qual precisam do seu negócio. Depois disso, são definidas as etapas de compra do consumidor, resumidas em forma de funil: Consciência, Avaliação e Decisão de compra.
São desenvolvidas estratégias e conteúdos para captar leads através de mídias sociais, SEO, links patrocinados, mídias paga, etc. O marketing de conteúdo é o motor do inbound marketing, ou seja, sem conteúdo não existem inbound marketing. Conteúdos educativos ajudam o lead a tomar consciência dos seus problemas e das possíveis soluções, que no momento certo no funil será ofertada por sua empresa. Os esforços de marketing são voltados para estimular o lead a se converter emlanding pages para baixar os conteúdos ofertados.
A nutrição desses leads dá-se através do relacionamento com os mesmos, com e-mails personalizados e automatizados baseado no histórico de downloads de conteúdos ou cliques. Além de educar, os conteúdos ricos aumentam a reputação da marca, o que conta positivamente no momento do consumidor escolher qual será a empresa que irá ajuda-lo a resolver os seus problemas ou agarrar oportunidades.
http://www.culturacolaborativa.com/-estrategias-eficazes-para-inovar-em-tempos-de-crise/
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