A concorrência dos supermercados que estão vendendo flores a preços
acessíveis está provocando uma alteração substancial no mercado de
floriculturas. Por isso, as lojas especializadas devem oferecer ao cliente algo
mais, além de flores ou arranjos tradicionais. Hoje as floriculturas estão
desenvolvendo ou buscam fornecedores capazes de oferecer produtos com design
sofisticados, verdadeiras obras de arte que encham os olhos e tocam o
coração.
Sem perder a característica do negócio principal, o empreendedor pode
oferecer produtos e serviços complementares a venda de flores. Este é um
comércio que combina harmonicamente com produtos que podem dividir espaço na
loja, ampliando as oportunidades de venda e tornando o negócio mais atraente e
mais lucrativo. Algumas sugestões:
Produtos
- Centros e arranjos de mesas
- Ferramentas e produtos para jardinagem
- produtos específicos, como "kits" , exemplo, buquês de rosas com um
caixa de chocolates
- cestas de café da manha
- cartões
- Cestas com bichos de pelúcias, chocolates, champagne
Isso faz com que o valor do ticket médio aumente, já que o cliente não
estaria comprando apenas flores, mas sim produtos com valor agregado
maior.
Outro ponto de diversificação é especializar em ramos como: coroas de
flores, decoração de casamentos e festas.
Serviços
- Cursos de jardinagem, elaboração de arranjos, bonsai,
etc.
- Decoração de eventos
O negócio de floricultura exige muita criatividade e agregação de valor
constante. É necessário estar atento para as novas tendências. A televisão,
através dos seus programas e principalmente às novelas, cria novos padrões de
qualidade nessa área, define tendências e alavanca o mercado estimulando o
consumo.
É importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços
que estão sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de
proporcionar ao cliente um produto diferenciado.
Além disso, conversar com os clientes atuais para identificar suas
expectativas é muito importante para o desenvolvimento de novos serviços ou
produtos personalizados, o que amplia as possibilidades de fidelizar os atuais
clientes, além de cativar novos.
O produto encalhado pode ser reaproveitado de forma criativa, pétalas
secas servem de enchimento para arranjos. A folhagem verde pode compor novos
arranjos.
As datas especiais exigem planejamento para atendimento de fluxo elevado
de pessoas, e ao mesmo tempo a elaboração de arranjos mais criativos para chamar
a atenção e uma maior oferta de quantidade de itens.
Incentivar os clientes a consumir fora das datas comemorativas é um
desafio constante para o empresário, visando diminuir a dependência das vendas
em datas de pico. Para isto é preciso reforçar a venda de produtos para consumo
próprio e atender o chamado mercado do bem-estar.
Nas bancas de jornal são encontradas várias publicações como “Bons
fluidos”, “Alto Astral”, “Vida em Equilíbrio”, que dão ótimas dicas para o
atendimento a este mercado. As pessoas também querem fortalecer seus
relacionamentos e desejar coisas boas para as outras, e as flores criam símbolos
e são ótimos presentes.
Um nicho de mercado que pode ser explorado é o dos profissionais
liberais, consultórios médicos, e grandes empresas, no mercado de arranjos ou
plantas para ambientação e bem-estar. O fornehttp://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-floricultura.#naveCapituloTopocimento pode ser regulado por
contrato, com cobrança mensal.
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