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terça-feira, 26 de maio de 2015

Diversificação/Agregação de Valor - Floriculturas

A concorrência dos supermercados que estão vendendo flores a preços acessíveis está provocando uma alteração substancial no mercado de floriculturas. Por isso, as lojas especializadas devem oferecer ao cliente algo mais, além de flores ou arranjos tradicionais. Hoje as floriculturas estão desenvolvendo ou buscam fornecedores capazes de oferecer produtos com design sofisticados, verdadeiras obras de arte que encham os olhos e tocam o coração.
Sem perder a característica do negócio principal, o empreendedor pode oferecer produtos e serviços complementares a venda de flores. Este é um comércio que combina harmonicamente com produtos que podem dividir espaço na loja, ampliando as oportunidades de venda e tornando o negócio mais atraente e mais lucrativo. Algumas sugestões:
Produtos
- Centros e arranjos de mesas
- Ferramentas e produtos para jardinagem
- produtos específicos, como "kits" , exemplo, buquês de rosas com um caixa de chocolates
- cestas de café da manha
- cartões
- Cestas com bichos de pelúcias, chocolates, champagne
Isso faz com que o valor do ticket médio aumente, já que o cliente não estaria comprando apenas flores, mas sim produtos com valor agregado maior.
Outro ponto de diversificação é especializar em ramos como: coroas de flores, decoração de casamentos e festas.
Serviços
- Cursos de jardinagem, elaboração de arranjos, bonsai, etc.
- Decoração de eventos
O negócio de floricultura exige muita criatividade e agregação de valor constante. É necessário estar atento para as novas tendências. A televisão, através dos seus programas e principalmente às novelas, cria novos padrões de qualidade nessa área, define tendências e alavanca o mercado estimulando o consumo.
É importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de proporcionar ao cliente um produto diferenciado.
Além disso, conversar com os clientes atuais para identificar suas expectativas é muito importante para o desenvolvimento de novos serviços ou produtos personalizados, o que amplia as possibilidades de fidelizar os atuais clientes, além de cativar novos.
O produto encalhado pode ser reaproveitado de forma criativa, pétalas secas servem de enchimento para arranjos. A folhagem verde pode compor novos arranjos.
As datas especiais exigem planejamento para atendimento de fluxo elevado de pessoas, e ao mesmo tempo a elaboração de arranjos mais criativos para chamar a atenção e uma maior oferta de quantidade de itens.
Incentivar os clientes a consumir fora das datas comemorativas é um desafio constante para o empresário, visando diminuir a dependência das vendas em datas de pico. Para isto é preciso reforçar a venda de produtos para consumo próprio e atender o chamado mercado do bem-estar.
Nas bancas de jornal são encontradas várias publicações como “Bons fluidos”, “Alto Astral”, “Vida em Equilíbrio”, que dão ótimas dicas para o atendimento a este mercado. As pessoas também querem fortalecer seus relacionamentos e desejar coisas boas para as outras, e as flores criam símbolos e são ótimos presentes.

Um nicho de mercado que pode ser explorado é o dos profissionais liberais, consultórios médicos, e grandes empresas, no mercado de arranjos ou plantas para ambientação e bem-estar. O fornehttp://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-floricultura.#naveCapituloTopocimento pode ser regulado por contrato, com cobrança mensal.

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