Agregar valor significa oferecer produtos e serviços complementares ao produto principal, diferenciando-se da concorrência e atraindo o público-alvo. Não basta possuir algo que os produtos concorrentes não oferecem. É necessário que esse algo mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem competitiva e aumente o seu nível de satisfação com o produto ou serviço prestado. O ramo de festas também segue a moda, portanto, estar atualizado e trazer novidades faz toda a diferença. Viajar ao exterior, frequentar feiras e eventos de moda, além de ficar atento às novelas e ouvir a opinião de estilistas conceituados, ajuda a obter a noção do que será tendência em cada estação do ano.
As pesquisas quantitativas e qualitativas podem ajudar na identificação de benefícios de valor agregado. No caso de uma loja de aluguel de trajes, há várias oportunidades de diferenciação, tais como: - Oferta do primeiro aluguel para vestidos de noivas, festa e trajes; - Participação em entidades associativas do setor; ·Parceria com empresas de cerimonial e organização de casamentos; - Parceria com confecções;· - Manutenção de uma equipe própria de costureiras e passadeiras; - Melhoria no acabamento e customização das peças, com bordados e outros adornos; -
Consultoria sobre os trajes adequados para cada festa ou cerimônia, dependendo do tipo de festa (black-tie, passeio completo, passeio, esporte), horário e local de realização, bem como na escolha do vestido que melhor se adapta ao tipo físico da cliente; - Parceria com brechós para a desova de peças muito utilizadas; - Entregar trajes e acessórios na residência do cliente, bem como recolhê-los após a utilização. Sustentabilidade A incorporação dos princípios de sustentabilidade tornou-se um diferencial importante, uma vez que, no Brasil, cresce o número de consumidores conscientes que valorizam os serviços fornecidos com o mínimo (ou nenhum) impacto ao meio ambiente e à saúde dos seres vivos, a partir de matérias-primas naturais renováveis ou reaproveitáveis.
O consumidor valoriza cada vez mais as questões ambientais em sua decisão de compra. Ele espera das grandes empresas que, além de serem agentes produtivos, sejam agentes sociais e ambientais, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da sociedade. Uma das formas de se aplicar o conceito de sustentabilidade enviar para reciclagem papéis, papelões, plásticos, pilhas, baterias, lâmpadas, madeira de embalagem e metais. Outras maneiras são: - Usar produtos que não agridam a natureza; - Utilizar equipamentos com baixos níveis de ruído e consumo de energia.
Recomenda-se que o empreendedor elabore um plano de comunicação do negócio e o coloque em prática pelo menos três meses antes de começar a operar. Estratégias de comunicação dirigidas às redes sociais mostram-se muito adequadas nessa etapa. Por meio delas, o empreendedor poderá compartilhar conteúdos relacionados ao segmento em que irá atuar.
No Twitter, por exemplo, é possível esclarecer dúvidas e responder críticas dos consumidores em 140 caracteres. Vídeos postados no YouTube costumam provocar impacto nos internautas e têm enorme poder de disseminação. Fotografias publicadas no Flickr podem despertar o interesse por novos produtos e serviços.
Caso seja interesse do empreendedor, um profissional de marketing e/ou comunicação poderá ser contratado para desenvolver campanhas de divulgação específicas. Abaixo, sugerem-se algumas ações mercadológicas acessíveis e eficientes:· - Oferecer brindes para clientes que indicam outras clientes;· - Publicar anúncios em jornais e revistas de bairro; - Oferecer descontos e pacotes promocionais para aluguéis combinados (por exemplo, traje do noivo + traje da noiva, vestido +fraque);· - Montar um website com o portfólio de roupas, com a oferta de serviços e demais valores empresariais. - Anunciar em sites de busca, que geram maior volume de tráfego e vendas. O empreendedor deve sempre entregar o que foi prometido e, quando puder, superar as expectativas do cliente. Ao final, a melhor propaganda será feita pelos clientes satisfeitos e bem atendidos.
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/
Quer vender mais? Fidelizar seu cliente? Cativar o cliente é muito mais do que fazê-lo voltar, é fazê-lo indicar outros com propaganda boca a boca positiva. Saiba como motivar seus funcionários para encantar o cliente, percebendo qual sua real necessidade, motivações. Nós daremos dicas de como alcançar suas metas com a elaboração de um plano de negócio ajustado com as suas necessidades, analisando as oportunidades e ameaças do ambiente interno e externo. jlcconsultoria07@gmail.com
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