Esta cultura é diretamente influenciada pela visão e postura das lideranças da organização. Os líderes direcionam estratégias e prioridades, definem a visão de futuro e investimentos, dão exemplos e reforçam comportamentos.
A cultura de uma empresa é moldada no dia a dia. Ela reflete as atitudes, crenças e valores de seus líderes. Assim, a empresa somente se torna inovadora se seus líderes priorizam a estratégia e realmente incorporam os valores de inovação – liberdade, gosto pelo risco, criatividade, meritocracia, entre outros. Transformar a empresa como um todo para a inovação é um processo de cima para baixo. Naturalmente, cada um de nós pode contribuir para transformar nossa área e contagiar a cultura da empresa.
O que se sabe é que todas as organizações inovadoras compartilham algumas práticas:
- Autonomia dos funcionários
- Meritocracia como pilar
no desenvolvimento de carreiras - Colaboração entre pessoas
- Reconhecimento como prática cotidiana
- Abertura para empreender e buscar desafios
- Incentivo à tomada de riscos
- Tolerância aos erros
Atitudes do líder inovador
Algumas práticas podem ajudar você a inspirar o seu time e fazer a diferença.- Questiona permanentemente o status quo.
- Cria uma visão inspiradora para a empresa começando pelo seu departamento.
- Estimula a tomada de riscos e pratica a tolerância a erros.
- Delega responsabilidades e evita a centralização de decisões em todas as situações.
- Está sempre acessível a ideias e opiniões.
- Incentiva o intercâmbio de conhecimento entre as pessoas e a aprendizagem contínua no ambiente de trabalho.
- Desafia o seu time e reconhece as melhores práticas.
- Apoia as práticas que trazem valor a seus clientes, colaboradores e parceiros.
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