Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de abril de 2015

sua startup está indo mal? Veja como fazer o seu negócio renascer



Foto: Shutterstock

Um dos maiores medos de todo empreendedor é a possibilidade de falência. No Brasil, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, 1661 companhias fecharam as portas no país em 2014, sendo 844 delas micro e pequenas empresas. Para evitar que a sua companhia seja mais uma nessas estatísticas, é importante estar atento ao mercado, mas também ter um bom senso de oportunidade para saber quando mudar os rumos do negócio.
É muito comum que as ideias iniciais dos empreendedores, mesmo que se concretizem, não sejam necessariamente lucrativas. Na vida real, fatores que não estavam previstos na concepção original influenciam no sucesso das venda e, se não forem bem administrados, podem levar o negócio ao fracasso. Se a sua empresa está passando por um momento de crise, confira algumas medidas que podem reverter esse quadro:

1 – Seja realista
O primeiro passo para impedir que a sua companhia quebre é encarar os fatos. Não adianta fingir que está tudo bem e continuar em um modelo que claramente não está se provando eficiente. Portanto, é importante fazer um saneamento nas contas e analisar criteriosamente o que não está dando certo, para corrigir as falhas.

2 – Mude sua perspectiva
O programa Kitchen Nightmares, apresentado pelo chef Gordon Ramsay é um ótimo exemplo de como os negócios podem se reinventar sem perder a essência. No caso, o chef faz mudanças drásticas, que vão desde o cardápio até a decoração, passando muitas vezes por conflitos familiares e dívidas grandiosas, para salvar os restaurantes. Apesar disso, o núcleo do negócio, ou seja, ser um estabelecimento que trabalha com gastronomia, é o mesmo. Para empreender uma transformação bem sucedida, é preciso ter uma visão clara sobre o núcleo da sua empresa e aproveitar as oportunidades que surjam, como novos nichos de mercado.

3 – Ouça conselhos de seus mentores
Por estar envolvido demais na ideia, muitas vezes você pode ter deixado passar alguns detalhes que estão fazendo a diferença na hora de fechar as contas no azul. Por isso, é importante ouvir os conselhos de um mentor, ou mesmo auditor, que irá identificar as falhas nos seus processos para que você possa otimizá-los e voltar ao caminho do sucesso, assim como Ramsay faz em seu reality show.
http://www.santanderempreendedor.com.br/quero-abrir-meu-negocio/gestao/6600-dica-do-dia-sua-startup-esta-indo-mal-veja-como-fazer-o-seu-negocio-renascer

Nenhum comentário:

Postar um comentário