Dados do Ibope Media, de janeiro de 2013, apontam que o Brasil conta com 46 milhões de usuários ativos nas redes sociais. Por esse motivo, sua nova marca não deve ignorar esse meio de comunicação. Entretanto, estabelecer uma maneira eficiente de se comunicar com potenciais clientes não é tarefa tão simples. Para estabelecer uma estratégia capaz de oferecer resultados positivos, o primeiro passo é entender quem é seu público-alvo. Se você não sabe como fazer isso, confira 3 maneiras simples:
1. Invista em pesquisas próprias
A maneira mais eficiente de ter mais informações sobre seu público é dirigir uma pesquisa voltada para as informações que você precisa. Você pode fazer isso por conta própria, com ferramentas como o Google Drive, o Survey Monkey ou o Wufoo, que auxiliam na criação de formulários online, ou pode encomendar a pesquisa em institutos especializados. Para estimular seu público a responder as questões, uma boa ideia é oferecer vantagens exclusivas, como descontos e brindes, para aqueles que participarem da enquete.
Lembre-se de incluir questões a respeito da rede social que seus clientes usam com mais frequência. Você precisa estar onde eles o encontrarão com facilidade e essa pergunta vai ajudá-lo a descobrir exatamente isso.
2. Faça a análise dos dados
Descobrir o público-alvo não é uma tarefa simples e rápida. Mas, para facilitar sua vida, redes sociais como o Facebook já contam com ferramentas de análise de dados eficientes. Por meio do aplicativo Facebook Insights você poderá monitorar suas páginas no que se refere a informações como comentários, curtidas e compartilhamentos.
Além disso, a ferramenta permite que você acesse números relativos a gênero (porcentagem de likes por homens e mulheres), idade (faixa etária das pessoas que curtem sua página), localização (de onde vêm essas pessoas) e visitas.
3. Escute o que seu público tem a dizer
A melhor base para formular novas estratégias é o feedback de quem acessa seu conteúdo. Fique atento para informações como o perfil das pessoas que curtem a sua página e suas publicações e, principalmente, para as críticas.
Procure manter um canal fixo de relacionamento com os seus clientes e certifique-se de que ele será direto. Dessa maneira, você poderá questioná-los sobre suas preferências com mais liberdade.
http://www.santanderempreendedor.com.br/quero-abrir-meu-negocio/marketing/3256-iniciando-seu-negocio-aprenda-a-identificar-seu-publico-nas-redes-sociais-
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