Planejamento Estratégico para seu salão de beleza, clínica ou Spa
Por André Rabelo do StyleBeauty
Em Planejamento
O planejamento
estratégico nada mais é do que um plano elaborado e acordado utilizado para
guiar seus passos para atingir um objetivo.
Em outras
palavras, imagine que você é o capitão de um barco (sua empresa) e quer levar
seu barco a um destino específico (objetivo). Você irá utilizar mapas, definir
rotas, cronogramas, quantidade de combustível, necessidade de marinheiros e
suprimentos para a viagem de forma a conseguir atingir seu objetivo. Tudo isso
que eu acabei de falar é o seu planejamento estratégico.
Planejamento
estratégico serve para planejar sua:
- Futura empresa,
- Carreira profissional,
- Empresa,
- Vida pessoal.
Eu não acredito
que planos devam ser complicados e por isso, tentarei fazer um passo-a-passo o
mais simples possível para tentar ajudá-lo no seu planejamento!
#1 Defina seu objetivo
Esta é sem
dúvida a parte mais importante do seu planejamento. Quem não sabe para
onde vai, qualquer caminho serve. Portanto, ter clareza na hora de
definir e colocar em ordem de importância seus objetivos é
fundamental.
Muitos
especialistas reforçam metodologias e analises complicadas, mas eu sei que você
não tempo para estudar e fazer isso e também já sabe de cabeça as minúcias do
seu negócio.
Liste todos os
objetivos e sonhos que você tem, exemplos:
- Aumentar em X% o faturamento,
- Reformar a fachada,
- Ampliar o espaço do salão,
- Comprar novos equipamentos,
- Investir em marketing digital,
- Fazer aquele curso caríssimo,
- Treinar toda a equipe,
- Vender a empresa para alguém,
- E outros.
A minha sugestão
é que você escolha no máximo 5 objetivos – entre grandes e pequenos – por vez.
Lembre-se quem tem muitas prioridades não tem
nenhuma!
Agora, com os
objetivos escolhidos vocês deve certificar-se que eles estão descrito
respeitando essas regras FUNDAMENTAIS:
- Curto e o mais específico possível,
- Direto e não deixar dúvidas,
- Ter prazo,
- Se for grande demais quebre-o em objetivos menores.
Dicas
extras:
Anote os
seus objetivos e olhe para eles todos os dias – Segundo uma pesquisa de
Harvard, profissionais que escrevem seus objetivos em lugares visíveis possuem
muito mais conquistas do que aqueles que não possuem objetivo, apenas pensam
sobre eles e daqueles que apenas falam sobre os objetivos mas não o escrevem.
Portanto, escreva na sua agenda, em um quadro branco no vidro ou onde você achar
mais prudente.
Compartilhe o seus objetivos – Outro estudo indica que além de escrever
seus objetivos, dividi-los abertamente com amigos e pessoas importantes ajudam
nas chances de conquistar seus objetivos. Segundo o estudo pessoas que anotam
seus objetivos e compartilham regularmente os avanços nos objetivos atingem eles
75% das vezes.
#2 Trace a estratégia
Agora você deve ter o (s) objetivo (s) bem definido (s), específico(s) e anotado(s)! Vamos então traçar a estratégia – caminho – para conquistá-lo (s). Agora você não precisa ter pressa. Algumas lições de casa podem ser transformadoras:
- Pesquise, visite e investigue empresas ou profissionais de sucesso do seu mercado,
- Descubra o que outros fizeram quando conquistaram objetivos parecidos,
- Descubra o que não fazer com quem deu errado,
- Converse com diferentes especialistas – marketeiros, financeiros, donos de outros negócios e quem mais você julgue importante.
Dica:
Orçamento – Provavelmente aqui você terá algumas restrições como dinheiro e tempo. Não deixe que isso interrompa este processo. Defina o orçamento que você possa arcar e se comprometer. O processo de planejamento financeiro – quanto que entra e sai, destino das verbas e etc – é um processo importante para qualquer empresa.
#3 Plano de ação
Esta é a parte mais detalhada e é a ponte entre o plano e a realização. O resultado principal desta ação é que você desdobre cada estratégia do seu plano em ações práticas. Muitas pessoas utilizam um cronograma onde visualiza e controla todas ações necessárias, responsável, status da ação e prazo.Eu normalmente faço dessa forma:
#4 Acompanhamento
Você tem objetivo, estratégia e um plano de ação. Ótimo! Mas aí a rotina começa e isso tudo se perde até o inicio do ano seguinte. Não faça isso, por favor!Muita gente acha que você deve ter reuniões longas, planilhas complexas e um gestor formado para conseguir fazer isso rodar dia a dia na empresa. Mentira! Você precisa apenas de disciplina. Não é fácil, mas não é nada que não está ao seu alcance!
Cada empresa e pessoa possui sua forma, eu particularmente acho que se você seguir religiosamente algumas práticas você estará dando passos em direção ao objetivo. Por exemplo,
- Reuniões semanais de acompanhamento de no máximo 1 hora e de preferência ás segundas com todos envolvidos no plano,
- Um documento - papel, quadro branco, planilha ou o que for - para controle e acompanhamento do plano de ação.
Dica:
Resultado é o que importa – Muitas vezes o seu plano irá mudar por diferentes razões. Não se irrite! O mais importante é que você consiga acompanhar e mensurar os resultados do seu plano. Exemplo, se seu objetivo é ter 100 novos clientes todo mês, é essencial você medir os novos clientes todos os dias, semanas e meses. E não ser fanático com o seu plano de ação, ele é apenas um guia, lembre-se disso.
RESUMO
O inicio do ano é a melhor época para refletir e desenhar o futuro, seja pessoal, profissional ou da empresa. Mas só sonhar não basta é preciso agir! O planejamento estratégico é uma ótima maneira de transformar pensamento em ação. Comece hoje mesmo o seu plano:- Defina o seus objetivos de forma simples e específica (1 a 5 objetivos, mais do que isso é muito),
- Escolha estratégias criativas e inteligentes para atingir seu objetivo,
- Estabeleça um plano detalhado de ação para executar as estratégias,
- Acompanhe religiosamente os avanços e execução do plano.
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