Dicas sobre como abrir um Food Truck e ganhar dinheiro de verdade

Quem está buscando por dicas sobre como abrir um food truck irá encontrar nesta matéria um passo a passo de todo o processo. Este tipo de negócio, que já faz o maior sucesso lá fora, caiu no gosto do brasileiro e é uma ótima oportunidade para quem deseja abrir um negócio próprio.
O movimento todo começou em Nova York em 2009, muito em função da crise que reduziu o faturamento de vários restaurantes, inviabilizando a estrutura e gastos com aluguéis e outras taxas. Nascia então a ideia de levar os restaurantes para onde o público estivesse nas ruas.
Aqui no Brasil a febre dos food trucks começou em São Paulo, a primeira cidade a ter uma legislação específica para o assunto.
Não deixe de ler o artigo Como Montar Um Food Truck

Parta de uma boa ideia

O primeiro conselho para quem quer saber como abrir um food truck é formatar muito bem o cardápio que irá oferecer a seus futuros clientes. Você precisa dessa informação para então partir para as próximas etapas, como determinação das características do veículo, aparelhos e outros equipamentos.

Que tipo de cliente servir

Outra etapa importante nessa etapa de planejamento de abertura de um food truck é a determinação do público que você pretende atingir, o que chamamos comumente de Persona de Marketing. Determine quais são seus hábitos de consumo, horários em que come e dinheiro que tem disponível para alimentação.

Estrutura de um negócio de food truck

O negócio básico de um food truck é oferecer refeições rápidas e com uma apresentação simplificada para poupar tempo no processo de reparo e entrega. Para atingir este objetivo você precisará adiantar o preparo e levar os pratos praticamente prontos para o caminhão, em um verdadeiro esquema de cozinha industrial.

Capital para iniciar seu food truck


Dicas para abrir um food truck
Confira as dicas para abrir um food truck e faturar alto
Como em qualquer outro tipo de negócio você precisará avaliar os recursos necessários para montar o seu food truck.
Dependendo do modelo que você for adotar os custos podem variar bastante, já que para cada proposta de cardápio você precisará de um tipo de estrutura.
É justamente por isso que nossas duas primeiras dicas sobre como abrir um food truck dizem respeito ao planejamento e modelagem do negócio. A parir do que determinamos na etapa do planejamento é que iremos definir os aspectos ténicos do projeto.

Escolha do caminhão

O caminhão a ser escolhido deve se adaptar às necessidades atuais e expansões de curto prazo. Não existem food trucks prontos e por isso precisamos escolher um caminhão que irá passar por uma adaptação chamada de o caminhão transformação veicular, para termos uma verdadeira estrutura para food truck.

Customização e identidade visual

Feita a transformação veicular é hora de personalizar seu food truck dando-lhe a identidade visual que você escolheu para sua marca. Lembre-se que muito do sucesso de um food truck se deve ao visual, portanto, você precisa se destacar.

Formalização

Como em qualquer outro negócio, para abrir um food truck você precisará se legalizar, constituindo uma empresa para o seu negócio. No princípio, uma das opções mais simples é o registro de empreendedor individual, que dá menos trabalho. Com a evolução do trabalho, você vai se adaptando.

Licença de funcionamento

Para que você possa começar a trabalhar é necessário, na maioria das cidades brasileiras, ter uma autorização da prefeitura para poder trabalhar nestes espaços públicos destinados a food trucks que vem surgindo pelo país.
Os procedimentos burocráticos variam muito de cidade para cidade e até mesmo algumas delas, como Belo Horizonte, não exigem uma licença especial.

Divulgação do food truck

Outra das nossas dicas sobre como abrir um food truck é investir pesadamente em marketing, principalmente o digital e voltado para dispositivos móveis. A Internet tem se revelado uma das mídias mais eficientes para a divulgação de food trucks e alguns deles já chegaram a desenvolver até mesmo aplicativos específicos para divulgar seu cardápio, ofertas e localização do caminhão.

Monitoramento de eventos

Uma alternativa ao trabalho de rua dos food trucks é a participação em grandes eventos, como feiras, exposições e eventos musicais. Embora nestes casos, na maioria das vezes você tenha que pagar uma taxa de participação, a concentração de público compensa o investimento.

De olho no tempo

Para finalizar nossas dicas de como abrir um food truck recomendamos que você fique sempre de olho no tempo, pois ele influencia diretamente o andamento do negócio. Em dias de muito calor ou então muito frio, às vezes não compensa nem tirar o caminhão da garagem. Não se esqueça de também incluir este fator na hora de planejar seu fluxo de caixa futuro.
http://www.empreendedoresweb.com.br/dicas-sobre-como-abrir-um-food-truck/