Seduza seu cliente e aumente as vendas
Publicado em 10 de agosto de 2009 às 12h00 por Fernanda Peregrino
Você ouviu a história do Açougue Cultural T Bone, localizado em Brasília. O proprietário do negócio, Luiz Amorim, decidiu conciliar a venda de carnes com uma biblioteca dentro da mesma loja. A história atraiu a curiosidade dos clientes e da mídia, que passou a divulgar diversas reportagens sobre o estabelecimento inusitado. Dessa forma, o empreendedor ampliou a visibilidade do açougue e consequentemente, o faturamento da empresa. O sucesso partiu de uma idéia simples, que não dependia de muito investimento. O empresário apenas colocou os livros que já possuía em uma estante, estimulou a doação entre os consumidores e passou a emprestá-los de graça à população.
O empresário juntou a vontade de aumentar os lucros com ação de cunho social. Essa é uma das estratégias de marketing possíveis. Existem diversas outras que podem ter eficácia similar, como, por exemplo, a criação de promoções e a capacitação dos funcionários para propiciar melhor atendimento.
Promoções, descontos e brindes
Não existe consumidor que não seja atraído por uma promoção. “Pague um, leve dois!” “20% OFF!” “Na compra de dois condicionadores, leve um xampu e uma linda necessaire!” O cliente tem a sensação de que está levando vantagem no negócio. E, talvez, esteja mesmo. Quem sabe ele já não estava pretendendo adquirir o objeto de desejo e a promoção veio a calhar? Em outros casos, no entanto, o consumidor compra o produto no ímpeto de aproveitar uma boa oportunidade, sem refletir com antecedência sobre a real necessidade da mercadoria.
O empresário que aposta nesse recurso de marketing costuma ver o movimento da loja crescer. Mas não pense que ao reduzir o preço de um produto, você estará perdendo dinheiro. Muitas vezes os descontos são dados com intuito de liberar parte do estoque e chamar a atenção do consumidor para outras mercadorias da loja. A cliente que entra em uma butique em liquidação provavelmente dará uma olhada na nova coleção da marca. Mas, atenção! Promoções devem ser bem planejadas para que o lucro seja certo. Veja a quantidade de mercadorias que podem ter o preço reduzido e calcule com cuidado o valor do desconto.
Cadastro de clientes e cartões fidelidade
A organização de um cadastro de clientes também é uma boa estratégia de marketing para aumentar a possibilidade de retorno dos consumidores à loja. A ficha a ser preenchida não deve solicitar muitos dados, apenas nome, e-mail e data de nascimento são suficientes. Assim, quando houver algum lançamento ou o cliente estiver fazendo aniversário, a empresa pode enviar uma mensagem oferecendo brindes e anunciando produtos.
Os cartões fidelidade são instrumentos decisivos no momento da compra. O cliente prefere adquirir produtos nas lojas onde já possui uma conta e pode pagar no fim do mês do que gastar dinheiro à vista em OUTROS vários estabelecimentos similares. É importante oferecer algum tipo de benefício para atrair adeptos ao cartão. Programa de pontos é um sistema interessante. A partir das compras, o consumidor acumula pontuação, que depois pode ser trocada por mercadorias.
Disposição de produtos na prateleira
Um consumidor caminha pelos corredores do supermercado quando avista certo saco de batata palha. Ele pensa: “Hum, que vontade de comer um cachorro quente…”. O empresário mais esperto sabe antecipar o desejo do cliente e coloca, ao lado da batata, frascos de ketchup, mostarda e maionese, além de pacotes de pães. Dessa forma, o cliente não terá nem mesmo o trabalho de procurar os outros ingredientes.
A tática dá certo com vários outros tipos de negócio. Em uma sapataria, um par de sapatos pode estar acompanhado por uma bolsa da mesma cor e estilo. A cliente ficará tentada a levar os dois produtos. Nas lojas de roupa, é muito comum encontrar casacos e blusas penduradas em um mesmo cabide, formando um conjunto. Talvez, o consumidor não teria pensado na combinação se os dois produtos não estivessem associados.
Combinação de serviços e estratégias inovadoras
Assim como o caso citado hoje no programa de rádio, outras empresas conseguem combinar serviços e produtos para atrair compradores. Grandes lojas e shoppings que disponibilizam brinquedotecas são os preferidos das mães que não têm com quem deixar os filhos pequenos. Restaurantes com serviço de manobrista são mais atraentes aos olhos do motorista que não consegue achar uma vaga para estacionar o carro.
Creperias, docerias e pizzarias que oferecem programações culturais também costumam conquistar mais clientes, já que a comida é apenas uma das atrações. O mesmo pode ser dito em relação às livrarias, que, por terem produtos relacionados diretamente à cultura, inovam ao promover peças de teatro e eventos musicais.
Atendimento ao cliente
Todas as dicas dadas acima dependem da principal estratégia de marketing que sua empresa pode adotar: a excelência no atendimento ao cliente. De pouco adianta oferecer descontos, brindes e outras facilidades, se os funcionários são despreparados e tratam mal os consumidores. Por essa razão, você, empresário, deve proporcionar seus empregados cursos de qualificação sobre bom atendimento ou mesmo dedicar parte do seu tempo para orientar sua equipe sobre o trato com a clientela. Clientes bem atendidos retornam ao estabelecimento e indicam a loja aos amigos.
Se depois de ler esse texto, você ficou com vontade de saber mais sobre estratégias de marketing e quais delas podem ser aplicadas ao caso específico da sua empresa, que tal procurar um dos escritórios do Sebrae e buscar o auxílio de consultores especializados no assunto? Com pequenas mudanças e ideias criativas, é possível tornar-se líder de mercado.
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