De todas as profissões existentes no mundo, por que será que alguém decide ser empreendedor? Os problemas já começam com o termo, quase um palavrão. O ato é ainda pior: empreendedorismo. Em inglês, então, é um ultraje -- entrepreneur, difícil de falar, confuso de ouvir. Talvez a complexidade da palavra seja um prenúncio do ser, pois mais difícil que ela é ser um empreendedor.
Junto com a palavra surge uma série de adjetivos que aparecem mais ou menos assim: você tem uma ideia que julga brilhante e resolve abrir uma empresa. Você é chamado de louco. Você trabalha dia após dia, nos fins de semana e feriados. Você é chamado de ganancioso. Sua empresa cresce depressa. Falam que você deve dar um passo de cada vez.
Muitos, no fundo, acham que você está fazendo algo desonesto. Nas suas costas, dizem que o crescimento se deu à custa de falcatruas. Se você é comerciante, dizem que é um ladrão com paciência. Se for industrial, você se apropria da mais-valia. Se for consultor, é charlatão; se for publicitário, é do esquema.
Sua empresa cresce ainda mais, você precisa importar ou exportar e é chamado de contrabandista. Se você tem um sócio, será chamado de testa-de-ferro. Se forem vários sócios, dirão que você é membro de uma quadrilha. Se você não tem crédito e pede empréstimo a um agiota, dirão que você é um imbecil. Se conseguir crédito fácil, dirão que você tem um lobista dos bons.
Se você inovar demais, te chamarão de excêntrico. Se copiar, te acusarão de plágio. Se abrir filiais, canais de distribuição ou franquias, o chamarão de irresponsável. Se pagar muito imposto, será chamado de jumento. Se pagar pouco, de sonegador. Se você empregar muito, dirão que é um explorador. Se empregar pouco numa empresa enxuta, também o chamarão de explorador.
Não tem problema, essa foi a sua escolha. Você é um empreendedor, aquele ser às vezes solitário, às vezes incompreendido, pouco elogiado, muito criticado. Mas, no final, somos vitoriosos. Podemos ser advogados, engenheiros, médicos e, ainda assim, ser empreendedores. Podemos ser artistas, filósofos e publicitários e, ainda assim, ser empreendedores. Empreendedorismo está longe de ser uma profissão. É uma atitude, uma forma de pensar, agir e viver que transforma a sua vida e a das pessoas ao seu redor em algo muito melhor.
Empreendedor é aquele sujeito com intuição e capacidade de ver as coisas de uma maneira que posteriormente se constata ser verdadeira, mesmo que no momento não possa ser comprovado.
Alguns veem as coisas e perguntam: por quê? Você sonha com coisas que não existem e pergunta: por que não? Mais do que questionar, você vai lá e faz. Quando dá certo, dirão que você estava no lugar certo na hora certa.