Casa lotada e pedidos que não param de chegar são sinais de que as campanhas de divulgação do seu restaurante, bar ou pizzaria estão dando resultados. Porém, ações de comunicação centradas apenas no processo de venda não garantem o retorno daquele consumidor que foi pela primeira vez ao seu estabelecimento, ainda mais quando o setor de alimentação está cada vez mais concorrido e com clientes mais exigentes.
Para garantir uma clientela frequente, trabalhar a fidelização é fundamental. Quer saber por que isso é tão importante para o sucesso do seu negócio? Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostram que entre 10% e 15% dos clientes geram mais de 70% dos lucros em cada estabelecimento de alimentação. Ou seja, apesar de a conquista de novos clientes ser premissa básica de qualquer negócio, reter os que representam alto lucro também é garantia de dinheiro em caixa.
Outro ponto interessante das ações de fidelização é que elas costumam ser mais baratas do que as campanhas publicitárias tradicionais. Seu comércio ainda não conta com uma estratégia para fidelizar clientes? Então fique ligado nas dicas que separamos para vocês!
Aproxime-se do seu cliente
Uma das táticas para que o consumidor volte ao estabelecimento é fazer com que ele se sinta especial. E a melhor maneira de demonstrar isso é estar em contato direto com seus clientes.
Nesse sentido, é imprescindível estar presente no seu comércio não somente atrás do balcão ou no caixa, mas principalmente na área de atendimento, observando o serviço no salão, a área onde os alimentos estão dispostos – caso você tenha um restaurante self-service – e também na cozinha. É como diz o ditado: “o olho do dono é que engorda o gado”.
Além de ser o primeiro a identificar se algum processo der errado – e assim saber o que fazer para melhorar a qualidade do atendimento e dos produtos servidos – você também estará atento ao comportamento e aos desejos do cliente.
Faça disso uma oportunidade para conhecer de pertinho o seu público: apresente-se aos clientes que chegarem ou, depois de servidos, pergunte a eles se está tudo ok, mantendo sempre a discrição, claro. Muitos se sentirão à vontade para fazer sugestões, propor novos drinks e melhorias no espaço e também no atendimento. Às vezes, uma simples mudança no cardápio pode fazer com que o consumidor tenha mais satisfação no seu estabelecimento e, consequentemente, volte mais vezes ou com uma frequência maior.
Outra maneira de conhecer seu público é lançar mão de pesquisas por meio de campanhas de e-mail marketing. Por isso, não se esqueça de fazer o cadastro dos seus clientes!
http://www.fidelizeseucliente.com.br/como-os-estabelecimentos-de-alimentacao-bares-restaurantes-pizzarias-trabalham-a-fidelizacao-de-clientes/
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