Aprimore suas habilidades de apresentação de vendas
Adaptado de conteúdo extraído do American Express® OPEN Small Business Network
Quando você faz uma apresentação de vendas pessoalmente, você tem uma oportunidade única para encantar seu cliente em vários níveis e de uma só vez. Sua aparência física, a escolha das palavras, seu comportamento geral e seu nível de entusiasmo, tudo isso demonstra se você será poderoso e persuasivo ou fraco e ineficaz. Duas apresentações de vendas nunca são (ou deveriam ser) semelhantes, mas existem alguns elementos comuns a todas as apresentações bem-sucedidas. Siga estas indicações para tirar o maior proveito de sua próxima apresentação:
Quando você faz uma apresentação de vendas pessoalmente, você tem uma oportunidade única para encantar seu cliente em vários níveis e de uma só vez. Sua aparência física, a escolha das palavras, seu comportamento geral e seu nível de entusiasmo, tudo isso demonstra se você será poderoso e persuasivo ou fraco e ineficaz. Duas apresentações de vendas nunca são (ou deveriam ser) semelhantes, mas existem alguns elementos comuns a todas as apresentações bem-sucedidas. Siga estas indicações para tirar o maior proveito de sua próxima apresentação:
Seja entusiasmado
Você não pode persuadir ninguém se não persuadir a você mesmo. Acredite no que você está oferecendo e passe essa confiança com seu entusiasmo. Isto não significa, necessariamente, falar rápido ou alto. Quer dizer ser animado e incisivo quando você expõe seus pontos e faz suas perguntas.
Mantenha uma linguagem simples
Não tente deslumbrar o público com jargões ou palavras bonitas. As pessoas raramente se impressionam com a linguagem que elas não entendem de imediato. Geralmente ficarão confusas, irritadas ou entediadas. Diga o que você quer dizer tão clara e concisamente quanto possível. Seja você mesmo e fale com o vocabulário que normalmente usa.
Mantenha o contato
Lembre-se de que uma apresentação poderosa e bem-sucedida será interativa. À medida que a apresentação for acontecendo monitore o processo de comunicação constantemente, "Está claro até aqui?" "Estes são os itens mais importantes para você, certo?"
Mantenha contato visual
Quando você encontra os olhos de alguém, você tem muito mais probabilidades de ganhar a sua confiança. Lembre-se de que uma apresentação é como uma conversa. Mantenha contato visual com todo mundo na sala e não encare uma ou duas pessoas que acha que podem ser importantes. Você não sabe, necessariamente, quem será o jogador mais importante ou quanta influência os outros terão no processo de tomada de decisão. E, não vale a pena se indispor com seu público.
Coloque-se no lugar dos seus ouvintes
Torne a sua apresentação interessante e informativa, e esteja atento à quantidade de tempo que está usando. Imagine-se do outro lado da mesa e pergunte, "o que eu gostaria de ouvir e ver neste momento?" Lembre-se de que para o seu cliente não existe nada de especialmente interessante sobre você e o que você está vendendo. Você tem que fazer o cliente se interessar ao responder às perguntas que ele estará fazendo a si próprio: "E daí?" "O que eu tenho a ver com isso?" e "O que eu ganho?"
Ensaie bem
Não pense que você pode criar uma apresentação bem-sucedida com improvisos. Planeje as suas apresentações cuidadosamente e repita-as várias vezes com antecedência para apurar as suas técnicas e obter confiança. Verifique a sua contagem de tempo. Se você estiver usando slides e gráficos, tenha certeza que estejam na ordem certa. Experimente e antecipe perguntas ou temas que seu cliente potencial poderá levantar, e prepare as respostas com antecedência.
Vista-se bem
Nos tempos atuais, de escritório casual, às vezes é difícil saber o que é apropriado vestir. Você deve, pelo menos, estar vestido tão formalmente quanto as pessoas com as quais se encontrará. É sempre melhor errar quando se está mais bem vestido do que a situação sugere. Se tiver dúvidas, vista-se de modo conservador, com traje de negócios tradicional.
Saia de forma elegante
Saia com elegância, mesmo se não achar que foi bem-sucedido, seja elegante e deixe a porta aberta para contatos futuros. Conclua, agradecendo sempre aos seus clientes em potencial pelo tempo deles.
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