Seu amigo curte uma página no Facebook, você fica curioso e clica nela para descobrir do que se trata. Descobre que é um serviço legal e também se torna um fã. Algumas horas depois, outro amigo fuça nas suas atividades e também acaba se interessando pelo serviço. Mais um cliente conquistado. E assim, sucessivamente.
A lógica é simples: quanto mais usuários engajados, maior a possibilidade de novas pessoas conhecerem e aprovarem seu produto ou serviço. Porém, o que não é tão simples assim é formar essa cadeia de entusiastas da marca que irão espalhar o nome de sua startup pela rede espontaneamente.
A startup Kekanto, que funciona como um guia de diversão, tem essa lógica como base. As dicas e resenhas de cada local sugerido são escritas pelos próprios usuários. Portanto, quanto mais pessoas se engajarem na rede, mais credibilidade o site irá passar e maior será o leque de opções de lugares que a rede irá disponibilizar.
Com mais de 700 mil pessoas cadastradas, formando um grupo diversificado de idade e equilibrado entre homens e mulheres, o Kekanto conseguiu se aproveitar do engajamento dos usuários para espalhar o serviço pelo Brasil.
Ricardo Azarite, head of social media do Kekanto e coautor do livro Monitoramento e métricas de mídias sociais: do estagiário ao CEO, dá algumas dicas para engajar os usuários de sua startup:
Ofereça um serviço útil aos usuários
Ele só irá participar se também for beneficiado com a participação dos outros. Por exemplo, ele sabe que ao postar uma dica de restaurante alguém será beneficiado assim como ele foi ao ler a dica de um outro usuário sobre um parque.
Conecte os mundos real e virtual
As pessoas gostam de ter “amigos virtuais”, assim como gostam de trazer também os seus amigos da realidade para suas redes sociais.
Facilite o processo de participação
Para que os usuários tenham a motivação de participar, o processo de participação e compartilhamento deve ser simples e rápido, segundo o especialista.
Recompense os usuários por suas atividades
Não é necessário que as recompensas sejam palpáveis. Medalhas, avaliações e títulos virtuais também incentivam a participação ativa do usuário. “O reconhecimento do usuário perante sua rede de amigos tem um valor intangível, pois o destaca do grupo”, diz Azarite
Promova encontros reais
Convide os usuários a se conhecer e também para conhecer quem está “por trás” da startup. O Kekanto promove eventos para que reunir os “kekanteiros” e os criadores da startup. “É algo que os atrai ainda mais pra comunidade”, afirma Azarite.
Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios
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