É realmente muito
interessante política de trabalho do Google, e de outras
empresas de TI, mais o que vemos ?
Vemos pessoas satisfeitas,
isso não significa que não tenham problemas corporativos, mais
estão em um ambiente confortável, alegre.
Realidade Brasileira –
As nossas empresas possuem outra realidade, mais
será possível mudarmos, transformarmos a escravidão atual,
disfarçada, tirania, em algo prazeroso realmente? Na minha opinião
podemos sim, mais temos que começar a mudança de cima para baixo.
Os gestores,
administradores atuais precisam mudar primeiro, entender que
funcionários satisfeitos produzem mais e melhor, e o nível de
problemas de faltas vão diminuir sensivelmente,
falta ao empresário brasileiro ousar, copiar modelos de outras
culturas que deram certo.
PARTE 2
Podemos dizer que a
descontração não significa falta de responsabilidade ou de
comprometimento, a alta cúpula deve intender que os moldes atuais de
se você não trabalhar direito vai embora e tem vários querendo o
seu lugar na fila de emprego não funciona mais, reter talentos é a
palavra de ordem hoje, reter talentos custa mais barato que contratar
nova mão de obra, e mais importante o funcionário não é mão de
obra e sim colaborador que se a empresa ganha, ele também ganha, e o
contrário também e verdadeiro.
A cultura do faça o que
eu mando está fora de contexto nos dias atuais, temos que ver os
funcionários como nossos colaboradores, e temos que entender que
podemos ser uma grande família.
Outra cultura de deve ser
modificada é aquela de só pensar no lucro e não no cliente, hoje o
cliente tem que ser nosso principal foco, pois sem cliente não há
remuneração, o cliente dos dias atuais está mais antenado com os
seus direitos e tem bem em mente o que deseja, então se não for bem
atendido não volta mais.
Fidelizar o cliente hoje
podemos dizer que é um ponto fundamental, pois há quem diga que “o
cliente não é fiel, se quisermos alguém fiel compramos um
cachorro” , e é bem por ai mesmo, fidelizar significa conquistar
fazer o máximo, o nosso melhor, prestando um serviço ou vendendo um
produto que agregue valor ao cliente, que possua realmente um
diferencial competitivo, que dependendo do ramo de atividade pode
variar de empreendedor para empreendedor.
Podemos pensar oque eu
como cliente esperaria receber como diferencial se viesse aqui na
minha loja ou comércio?
Por exemplo em uma
imobiliária: eu como cliente o que eu gostaria de ver, como gostaria
de ser atendido, que diferencial poderia me conquistar?
Em um salão de beleza:
que serviços eu buscaria, como gostaria de ser atendido, gostaria de
ter uma alternativa de horário, gostaria que o salão fizesse
promoções em datas comemorativas, gostaria que o ambiente fosse
relativamente confortável e aconchegante.
Pensar como o cliente nos
faz refletir de como podemos buscar um diferencial em nosso negócio,
pensar por que o cliente deixa de comprar ou de adquirir nosso
serviço em favor de outro, onde erramos? Que pontos podemos
melhorar? Onde temos que investir?
Com práticas simples um
plano estratégico simples e bem elaborado podemos buscar formas de
melhorias continuas que vão nos ajudar a analisar nossas forças e
nossas fraquezas, elaborando medidas para alterar os nossos
processos, seja de vendas de produtos ou na prestação de serviços.
Mande sua experiência de
sucesso, ou sua pergunta ou sugestão teremos prazer em publicar.
Jlconsultoria07@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário