Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de abril de 2015

8 segredos para uma companhia mais inovadora

Cada vez mais as empresas buscam inovação, mas poucas apostam nas estratégias corretas para colocar esse conceito em funcionamento. Felizmente, algumas práticas podem garantir um ambiente mais inovador para a sua companhia. Se você quer transformar seu empreendimento em uma empresa inovadora, confira 8 segredos que podem ajudá-lo no processo.
1. Mantenha diversos projetos em andamento
Mantendo mais de um projeto em andamento você tem mais chances de ser bem-sucedido. Eventualmente alguns deles vão se mostrar falhos, então você poderá desistir desses sabendo que ainda terá retorno de outros projetos aos quais veio se dedicando simultaneamente.

2. Crie um departamento de surpresas
Monte uma equipe responsável por identificar e implantar ideias altamente inovadoras, capazes de trazer resultados para a sua companhia. Esse time poderá realizar pesquisas voltadas para a sua área de atuação e descobrir de que os seus clientes sentem falta, bem como as melhores (e mais inovadoras) maneiras de suprir essas necessidades.

3. Construa espaços de conversa criativa
Em vez de forçar seus funcionários a contribuírem com ideias por meio de reuniões longas e cansativas ou brainstorms, construa espaços que favoreçam e incentivem a criatividade. Permita que os funcionários sintam-se inspirados a fornecerem as ideias criativas.

4. Dê tempo aos seus funcionários
Embora muitas pessoas afirmem funcionar sob pressão, uma pesquisa da Universidade de Harvard aponta que ambientes de trabalho que fornecem deadlines curtos costumam matar a criatividade de seus profissionais. Por isso, dar um tempo para que eles apareçam com as boas ideias vai ajudar a produzir um ambiente mais inovador.

5. Gerencie os riscos da improvisação
Em geral a improvisação causa receio, e com razão. Porém, em certas doses ela pode ser muito saudável e, em muitos casos, melhorar um projeto que já estava estabelecido. Por isso, cabe a você, como empreendedor, gerenciar os riscos desse tipo de comportamento. Verifique quando ela é possível e procure reconhecer e apoiar quando esse tipo de atitude puder render bons resultados.

6. Saiba diferenciar inovação de caos
Em alguns casos é comum que as propostas inovadoras alterem processos de trabalho e revolucionem a maneira como sua empresa funciona. Porém, é necessário conhecer o limite da inovação e saber diferenciá-la do caos.

7. Gerencie o conhecimento
Empresas inovadoras selecionam os bons procedimentos e gerenciam esse conhecimento de maneira proveitosa. Compartilhe as práticas rentáveis para a empresa, espalhe o conhecimento pela sua organização de modo que qualquer funcionário seu saiba o que é necessário para garantir o sucesso da empresa.

8. Construa redes de contatos densas
Quando a informação é compartilhada de maneira colaborativa e as decisões são descentralizadas, não há necessidade de reunir e canalizar a informação para um único tomador de decisões baseando-se em hierarquia. Capacite seus profissionais e coloque-os em contato com as pessoas certas.

Você acredita que existam outras estratégias capazes de promover a inovação na sua companhia? Compartilhe suas experiências.

 http://www.santanderempreendedor.com.br/quero-expandir-meu-negocio/inovacao-e-economia-criativa/3680-8-segredos-para-uma-companhia-mais-inovadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário