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quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Estudo dos concorrentes
O que é e como fazer
Você pode aprender lições importantes observando a atuação da concorrência. Procure identificar
quem são seus principais concorrentes. A partir daí, visite-os e examine suas boas
práticas e deficiências. ( Fazer esta auto análise é muito importante, pois nos dará consições de avaliarmos como esta o nosso atendimento frente a concorrência, o que precisamos melhorar, adaptar, para encantar o cliente, é só nos colocando “literalmente no lugar do cliente que teremos condições de ver o que o cliente realmente deseja.)
Lembre-se de que concorrentes são aquelas empresas que atuam no mesmo ramo de atividade
que você e que buscam satisfazer as necessidades dos seus clientes.
Enumere os pontos fortes e fracos em relação a:
qualidade dos materiais empregados – cores, tamanhos, embalagem, variedade, etc.;
preço cobrado;
localização;
condições de pagamento – prazos concedidos, descontos praticados, etc.;
atendimento prestado;
serviços disponibilizados – horário de funcionamento, entrega em domicílio, tele-atendimento,
etc.;
garantias oferecidas.
Após fazer essas comparações, tire algumas conclusões.
Sua empresa poderá competir com as outras que já estão há mais tempo no ramo?
O que fará com que as pessoas deixem de ir aos concorrentes para comprar de sua empresa?
Há espaço para todos, incluindo você? ( esta é uma pergunta realmente intrigante, pois eles “os clientes, só se sentirão motivados a comprar com você ou motivados a utilizar seus serviços se você conseguir encantá-los, com um diferencial)
Se a resposta for sim, explique os motivos disso. Caso contrário, que mudanças devem ser
feitas para você concorrer em pé de igualdade com essas empresas?

Fonte adaptada do SEBRAE- como elaborar um plano de negócios.

“o grifo é nosso”

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