Conheça as redes sociais para empreendedores
As redes sociais para empreendedores vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo inteiro e um número cada vez maior de adeptos.
Para discutir assuntos relacionados aos negócios ou aproximas empreendedores e investidores, elas cresce e começam a funcionar como fonte de informação para quem deseja montar seu próprio negócio.
No Brasil ainda temos poucas redes sociais para empreendedores, mas a tendência é que as redes estrangeiras, percebendo o potencial do nosso mercado acabem criando versões também em português.
Principais redes sociais para empreendedores
A equipe do Empreendedores Web pesquisou e lista aqui as principais redes sociais voltadas para o público empreendedor. Confira!
O LinkedIn é sem sobra de dúvida a rede social corporativa mais famosa do mundo e atualmente reúne mais de 250 milhões de profissionais e empresas. Embora seja vista por muita gente como um lugar para que está a procura de emprego, o LinkedIn é também um grande ambiente de negócios e contatos para empreendedores.
O LinkedIn talvez seja a rede social corporativa que oferece o maior número de ferramentas interessantes para empreendedores, já que o marketing corporativo no LinkedIn entrou de vez para a pauta de prioridades desta rede.
Alguns grupos de discussão como o “On Startups”, que conta com mais de 54 mil membros, se caracterizam como o recurso mais conhecido de marketing corporativo e construção de um bom networking no LinkedIn. Mas não existe apenas este. Veja outros grupos no LinkedIn interessantes para empreendedores:
- LinkedIn Answers – Funciona como um fórum de perguntas e respostas
- Creative Portfolio Display – Este grupo Oferece a opção de divulgação de portfólios
- LinkedIn Corporate Solutions – Destinado à empresas de headhunter, que otimiza buscas e gerencia perfis
Como você pode ver, é uma rede completa, tanto para quem busca desenvolvimento profissional quanto para empreendedores.
Young Entrepreneur
A Young Entrepreneur é um excelente ponto de partida para empreendedores jovens, curiosos e entusiastas do mercado empresarial. Esta é uma rede social para empreendedores que assemelha-se a um fórum de discussão, com tópicos como e-commerce, marketing e franchising, entre muitos outros. Além do fórum principal, há também bibliotecas de artigos, vídeos, infográficos interativos e blogs.
StartupNation
Entre todas as redes sociais para empreendedores pesquisadas, constatamos que a produção de conteúdo relevante é o grande trunfo da StartupNation, um item que é Negligenciado na maioria das redes sociais para empreendedores. Com artigos, fóruns, blogs, seminários e podcasts, os usuários podem adquirir bastante informação para tomar melhores decisões de negócio.
O site oferece ainda uma série de “competições”, como o já tradicional concurso Dorm-Based 20, que premia startups surgidas em universidades, e competições de elevador pitch – a apresentação da empresa no menor tempo possível, entre 30 segundos e 2 minutos.
A comunidade é composta tanto por novos empreendedores como por empresários estabilizados, que contribuem com a geração de conteúdo por meio de experiências práticas.
Perfect Business
Mais simples que as outras redes, o Perfect Business reúne conteúdo relevante em uma comunidade de clientes em potencial, prováveis parceiros de negócios e investidores em diversos segmentos.
Ideal para construir um bom network corporativo, esta rede social para empreendedores também tem parcerias com plataformas de referência como Entrepreneur e Virgin Money, e disponibiliza recursos como um construtor de planos de negócios, vídeos de empreendedores de sucesso, bibliotecas de artigos, e até um centro de investidores.
Há a possibilidade de cadastrar-se com perfis gratuitos e o tipo “gold”, com uma mensalidade que garante um acesso mais amplo a todos os recursos do portal.
PartnerUp
O foco da PartnerUp são empreendedores que estejam buscando recursos e pessoas para oportunidades de negócios. Qualquer um pode participar, e nela é possível pedir ou oferecer conselhos, encontrar escritórios comerciais disponíveis para aluguel e prestadores de serviços para seu negócio.
O grande diferencial desta rede social é o programa de negócios imobiliários MoveUpSM, que auxilia profissionais com dificuldade na busca por um escritório físico para alocar seus negócios.
A PartnerUp também oferece um espaço para pequenos e médios empresários anunciarem seus serviços à comunidade e de chat entre empreendedores.
The Funded
O The Funded é uma comunidade on-line de empreendedores que pesquisam, classificam e comentam fundos de investimento. Nela o usuário pode visualizar e compartilhar exemplos de contratos, comentários e dicas para auxiliar outros usuários na busca por um bom investidor, assim como discutir a operação de uma empresa com quem já desenvolveu seu negócio próprio.
Ao tornar-se membro (é necessário cadastrar-se para aproveitar todas as ferramentas oferecidas), você tem acesso a perfis detalhados de fundos de investimento, com especialidades e padrões, investimentos de referência e critérios de investimentos, além de dados de contato de fundos de capital de risco.
Perfect Business
Mais simples que as outras redes, o Perfect Business reúne conteúdo relevante em uma comunidade de clientes em potencial, prováveis parceiros de negócios e investidores em diversos segmentos.
Ideal para construir um bom network corporativo, esta rede também tem parcerias com plataformas de referência como Entrepreneur e Virgin Money, e disponibiliza recursos como um construtor de planos de negócios, vídeos de empreendedores de sucesso, bibliotecas de artigos, e até um centro de investidores.
Há a possibilidade de cadastrar-se com perfis gratuitos e o tipo “gold”, com uma mensalidade que garante um acesso mais amplo a todos os recursos do portal.
Cofoundr
A rede social Cofoundr reúne formadores de opinião, entre empreendedores, programadores, web designers, investidores e executivos de sucesso. Ao contrário da maioria das redes sociais, o Cofoundr é estritamente privado, e o usuário sequer visualiza outros perfis e informações se não for membro registrado.
Um fato interessante, que acaba segmentando o grupo de usuários do Cofoundr, é a necessidade de um e-mail universitário ou corporativo válido, o que significa que estudantes de ensino médio ou usuários mais jovens e/ou desempregados não são aceitos.
O primeiro passo é cadastrar-se, depois é necessário especificar sua habilidades e experiências profissionais e o perfil de pessoas com quem você deseja interagir. Em seguida, você está apto a postar suas ideias nos fóruns de discussão e iniciar seu network.
Biznik
Para quem considera redes sociais corporativas algo formal e engessado, o Biznik pode ser uma boa pedida. Eles mesmos se posicionam como uma rede social “não cansativa”, afirmando que ali o usuário não encontrará seus familiares e amigos, mas parceiros que possam ser proveitosos no desenvolvimento de seu negócio.
A comunidade é composta por freelancers, CEOs e, sobretudo, profissionais autônomos. Como poucas outras redes sociais, é um ambiente mais voltado ao compartilhamento de ideias do que à divulgação de currículos.
É obrigatório que todos os membros se cadastrem com dados verdadeiros, e a equipe do Biznik de fato monitora e revisa perfis para garantir essa política, conforme avisado já na primeira frase legível de sua homepage.
Eles trabalham com três “níveis” de perfis, entre “basic” (gratuito), “active” e “supporting” (estes com custos mensais, sendo que o último garante mais visibilidade).
Empreendemia
Não poderíamos finalizar este artigo sem mencionar a Empreendemia, uma autêntica rede social brasileira com foco nos empreendedores. Atualmente a rede já reúne mais de 30 mil empresas e é um exemplo de sucesso de redes sociais para empreendedores no Brasil.
No Empreendemia você pode criar sua vitrine de produtos e serviços, entrar em contato com possíveis clientes e fornecedores e fazer novos negócios em um ambiente web bem organizado e de fácil navegação.
http://www.empreendedoresweb.com.br/redes-sociais-para-empreendedores/
Nenhum comentário:
Postar um comentário