O crescimento da terceira idade no Brasil pode trazer muitas oportunidades para as empresas. Mas será que o seu empreendimento está preparado para isso?
Apesar de ser um país de população
predominantemente jovem, é a faixa etária acima dos 60 anos é a que mais cresce
no Brasil. Segundo o último censo do IBGE, mais de 12% da população é composta
por pessoas da terceira idade.
As previsões dos órgãos de pesquisa apontam para um número cada vez maior
no futuro. A expectativa de vida do brasileiro é de quase 75 anos. Estima-se que
30% da população tenha mais de 60 anos em 2050.
O aumento deste público pode ser uma oportunidade para muitos
empreendedores. “Os idosos estão cada vez mais informados sobre seus direitos e
buscam por qualidade de vida. Eles não se importam em pagar um valor mais alto,
desde que o produto seja bom”, afirma Natani Carolina Silveira, pesquisadora
pela USP e professora doutora na área de marketing para a terceira
idade.
Quem deseja atrair os idosos para seu negócio deve ter consciência de que
algumas adaptações e serviços personalizados são necessários para fidelizar o
público. Nessa lista, Natani aponta algumas dicas para empreendedores que
desejam focar seus negócios na “melhor idade”.
1.
Não subestime o idoso no atendimento
A
idade avançada não significa que o idoso tenha expectativas diferentes de
qualquer outro consumidor. Ele preza por um bom atendimento e não quer se sentir
desrespeitado.
É importante treinar seus funcionários para agirem com cortesia e
paciência. Como clientes, as pessoas da terceira idade desejam saber muitos
detalhes sobre aquilo que estão consumindo. Mostrar irritação na hora de dar
explicações vai afugentá-los e criar uma imagem negativa para a
marca.
Segundo Natani, principalmente em negócios segmentados para esse público,
as empresas precisam tomar cuidado para não confundir um tratamento diferenciado
com infantilização. “Os idosos querem seriedade. Eles têm consciência da sua
lucidez e desejam um atendimento que os reconheça como capazes e
ativos”.
2
– Pense em um marketing específico
As
pessoas estão se preparando cada vez mais para passarem dos 60 anos com
qualidade. Por essa razão, os idosos desejam saber exatamente quais benefícios
um determinado produto pode trazer. Se as vantagens não forem claras, eles não
compram.
A chamada terceira idade compreende um grupo de diferentes faixas
etárias.
Consequentemente, esse público não se comporta de maneira homogênea.
Antes de pensar no marketing é necessário estudar qual faixa de idade você
deseja atingir, o poder aquisitivo deste grupo e qual o melhor canal para se
comunicar com ele.
Apesar dessas especificidades, há uma regra geral quando se trata de
marketing para idosos: nunca faça associações com velhice ou representações
cômicas sobre a idade. Mostrar sua importância como qualquer outro consumidor é
fundamental.
3
– Deixe o seu negócio acessível
Com
o passar dos anos, o corpo humano vai envelhecendo. Isso consequentemente
implica em uma série de dificuldades naturais de mobilidade física e
acessibilidade. Se o idoso não se sentir confortável, ou ficar impossibilitado
fisicamente de acessar algum lugar ou produto, com certeza não irá retornar ao
seu negócio. “A terceira idade gosta de se sentir segura e acolhida.
http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/06/3-dicas-para-seu-negocio-atrair-os-idosos.html
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