Nos anos 80, a Gestão pela Qualidade Total estava no topo da lista de prioridades das empresas em todo o mundo. Na década de 90 foi a Reengenharia a grande Coqueluche, mas em 2006, Howard Smith e Peter Fingar lançaram o livro "Business Process Management: The Third Wave" (Gestão de Processos de Negócios a Terceira Onda) com os conceitos de Gestão de Processos de Negócios que se tornou então o ponto mais relevante nas empresas modernas.
Com uma pequena corrida de olhos na economia, nota-se claramente por parte do empresariado uma certa resistência à implantação de novos conceitos e metodologias. O tradicionalismo ainda impera, deixando a economia à merce de empresas que venham de fora com mais conhecimentos destes conceitos e, sobretudo mais ousadia.
Da mesma forma percebe-se claramente uma luta árdua e diária na busca da tal “mão de obra qualificada” coisa que falada desta forma parece até de outro mundo, mas que na verdade não passa de esforço, dedicação e comprometimento por parte dos colaboradores das empresas locais. Termos como hora extra, trabalho em fins de semana e feriados, busca por metas de venda, soam como verdadeiras ofensas a alguns que ainda insistem em fazer somente o extritamente necessário, deixando de lado a velha parceria em pról do crescimento muito comum no final do século passado, assim deixando de lado claramente o foco no cliente e passando para o “eu”.
Lutando para amenizar todos esses efeitos, a Gestão de Processos permite identificar o conjunto de atividades capaz de gerar maior valor ao cliente que recebe um produto ou serviço, integrar e orientar para resultados as várias áreas organizacionais e conseguir recursos e desenvolver competências para a execução dessas finalidades.
A visão clara dos processos da empresa permite identificar eventuais alternativas extra organizacionais (mediante terceirizações e parcerias), as quais podem revelar-se mais vantajosas para os beneficiários. A Gestão de Processos demanda uma concepção coesa e sólida, bem como a criação e monitoramento de um Quadro de Indicadores de Desempenho que vise uma constante avaliação das empresas e dos seus colaboradores afim de tornar contínuo o alcance de metas e fortalecer a eficácia e a eficiência empresarial.
Outro ponto de atenção é que implantar a Gestão de Processos de Negócios em uma empresa não é simples, não é rápido, envolve mudança de comportamento das pessoas e comprometimento da alta administração. O uso da metodologia de Gerenciamento de Processos de Negócios se torna essencial para o sucesso de projetos de expansão e crescimento ou até mesmo correção de rumo e deficit financeiro.
Necessariamente se deve contratar uma consultoria especializada, pois normalmente os líderes não tem conhecimento técnico suficiente e não priorizam a implantação em sua empresa, justamente por estarem extremamente atarefados com coisas do dia a dia.
Concluindo, a aplicação destas práticas ajuda a maximizar os resultados e o desempenho dos negócios, e assim fazem com que as empresas tenham melhores ganhos financeiros, vantagem competitiva, redução de custos, otimização de recursos humanos e aumento da satisfação por meio de produtos e serviços que encantem os clientes.
http://www.acecacapava.com.br/noticias:a-importancia-da-gestao-profissional-em-pequenas-empresas
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