De acordo com o estudo, os minimercados vivem num ambiente competitivo em que precisam explorar, majorar e aproveitar as potencialidades e oportunidades existentes devido à proximidade do negócio com clientes e funcionários. Esse relacionamento mais próximo permite investimentos seguros em entregas, vendas por telefone ou internet e apostas em produtos ou sortimentos customizáveis ao público-alvo.
A gestão profissional, o estoque inteligente, os recursos humanos, parcerias para compras e a chegada de grandes varejistas aos bairros são fatores que o empreendedor precisa se atentar.
Veja abaixo alguns dos aspectos enumerados em cada campo da Matriz PFOA:
Potencialidades:
- Localização e proximidade com o cliente.
- Relacionamento próximo com o funcionário.
- Conhecimento das características locais.
- Oferta de serviços customizados.
Fraquezas:
- Baixa profissionalização.
- Negócio familiar.
- Sistema indireto de venda.
- Baixo poder de barganha com a indústria.
Oportunidades:
- Busca crescente dos consumidores por praticidade, proximidade e comodidade.
- Mais pessoa buscam alimentos fora do lar.
- Consumo maior de alimentos orgânicos.
- Compras em redes de negócios.
Ameaças:
- Entrada dos grandes varejistas no segmento.
- Retração do consumo em escala nacional.
- Utilização do e-commerce
- http://www.sebraemercados.com.br/minimercados-analise-geral/pelos super e hipermercados.
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