Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Cinco etapas para quem quer abrir o próprio negócio




1. Avalie sua ideia
Está bem, você tem uma ideia. E agora? Há muitas boas ideias de negócios por aí, e nem todas valem a pena de se investir. Pergunte a si mesmo: eu fiz as devidas diligências para levar minha ideia ao próximo nível? Minha ideia soluciona um problema? Satisfaz uma necessidade? Toca um nervo? É original? Já foi feita antes? Escreva suas respostas, depois critique-as da maneira mais profunda possível. As melhores ideias são as que suportam uma forte análise crítica. Se você não conseguir fazer isto sozinho - o que quase sempre acontece -, leve sua ideia para alguém em quem você confia em peça sua opinião. Continua de pé? Bom. Vamos em frente.
2. Planeje o futuro
Vamos supor que você tenha encontrado um novo produto ou serviço incrível, que cumpre todos os critérios delineados acima. Ótimo. Agora é hora de planejar. Pergunte a si mesmo: de que eu preciso para tornar essa ideia uma realidade? Eu desenvolvi um plano de negócios? Quais são minhas necessidades de capital? A que distância estou de ter um protótipo funcional? Eu procurei potenciais sócios e investidores? Qual a minha estratégia de distribuição? Nessa altura, você talvez deva procurar um mentor, se ainda não tiver - um empresário tarimbado, capaz de empurrá-lo na direção certa, apontar potenciais problemas e a ajudar a contorná-los. Eu ainda confio muito no conselho dos outros, apesar de ser empresário há quase cinco décadas. Afinal, sem os conselhos que recebi de alguns grandes mentores, a Virgin ainda poderia ser uma pequena loja de discos em algum lugar de Londres.
3. Avalie os riscos
Você tem uma ideia e também já tem um plano. Ótimo. Agora vamos falar de você. Theodore, você disse que está se sentindo emperrado, mas até que ponto? Pergunte a si mesmo: eu prefiro continuar pagando minhas contas ou estou disposto a viver das minhas economias durante algum tempo? Manter meu estilo de vida atual é mais importante do que ter um novo começo na vida? Você sabe, empreendedorismo tem tudo a ver com assumir riscos - potencialmente riscos de vida perturbadores e assustadores. Se sua família depende da sua renda, é sua responsabilidade pensar nas coisas muito cuidadosamente. Se a sua resposta ainda for um ressoante e enfático "sim", depois de ter sopesado todos os riscos, então você está pronto para dar o salto.
4. Mergulhe
Se você ainda estiver lendo isto, a próxima etapa deve ser simples: dê o mergulho. Cruze a linha. E não olhe para trás. Você não vai se arrepender.
5. Não pare de acreditar
A chave do sucesso é dedicação e foco constantes. Você cometerá erros quando lançar seu produto ou serviço - uma tonelada deles. Mas mantenha o olhar no prêmio e nunca pisque. Se você deixar de acreditar, todo o seu empreendimento será questionado. No meu caso, quando nossa equipe começou a Virgin Atlantic, com apenas um avião e pouco conhecimento do negócio de companhias aéreas, erguemo-nos sozinhos contra atores estabelecidos que estavam prontos para nos enterrar. Ninguém teria nos culpado por atirar a toalha e voltar ao negócio de música. Mas nós vimos o enorme potencial em perturbar e reinventar as viagens aéreas por meio de um serviço superior e inovação. Por isso seguimos em frente, e continuamos fortes depois de 30 anos. Tudo tem a ver com empenho.
Tradutor: Luiz Roberto Mendes Gonçalves/http://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/richard-branson/cinco-etapas-para-quem-quer-abrir-o-proprio-negocio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário