Quais são as melhores maneiras de gerar leads?
1. e-Books
Os livros digitais são excelentes ferramentas para disseminar conteúdo e
aumentar o entendimento do seu cliente sobre temas relacionados ao seu negócio.
Eles têm grande potencial de viralizar em redes sociais, e ainda contribuem para
que sua empresa se torne referência sobre o assunto que ela domina. Bons e-books
devem ser ricos em conteúdo prático, sendo relativamente densos, mas de fácil
entendimento pelos contatos. Por exemplo, caso sua empresa trabalhe com a venda
de produtos de jardinagem ou agrícolas, uma boa maneira de atrair leads é
divulgando e distribuindo um e-book sobre “Como ter um belo jardim”. Você atrai
diretamente seu público, sem necessariamente falar sa sua solução. Seu potencial
cliente está preocupado com o problema dele, não com o que sua empresa tem a
oferecer. Conquiste pelo conteúdo, mostre que você existe para ajudá-lo, e só
depois se preocupe em fazer uma venda.
2. Whitepapers
A princípio, são bem parecidos com os e-books, mas com volume e densidade
menores. Podem ser encarados como newsletters ou postagens em blogs (que, não se
esqueça, são excelentes veículos para landing pages) com dicas e conteúdo
ligados diretamente à produção da sua empresa, demonstrando sua autoridade.
Ainda utilizando o exemplo da empresa de produtos agrícolas, podemos pensar em
um whitepaper como “Descubra agora a melhor forma de cuidar de suas tulipas”. Em
geral, os whitepapers geram muito tráfego, atraindo uma boa quantidade de leads,
mesmo que eles não estejam no momento da comprar.
3. Webinars
Um webinar é, basicamente, uma apresentação online — é como uma palestra,
entrevista ou mesmo uma simples apresentação de slides feita via internet,
conectando o palestrante com os internautas em vídeo. É uma ferramenta mais
“pessoal” que e-books, por exemplo, já que colocam uma figura da empresa mais
“real”: afinal, em uma apresentação se utiliza voz e imagem, aumentando a
possibilidade de um visitante se identificar com determinada empresa.
4. Produtos
Alguns produtos podem ser oferecidos gratuitamente em uma boa landing
page. Uma empresa que ajuda na gestão de pequenos negócios pode disponibilizar
planilhas de vendas ou um template para o controle de presença de funcionários,
por exemplo, de maneira gratuita. Ou seja, você está dando ao seu cliente uma
pequena amostra do que sua empresa pode oferecer, estimulando-o assim a manter
contato e, potencialmente, contratar os seus serviços em versão
completa.
5. Informação
Essa é a maneira mais simples mas uma das mais importantes para conseguir
fazer a conversão de clientes. Procure manter contado com seus leads, por
e-mail, por exemplo, mantendo-o informado sobre novidades do mercado, conteúdos
de outras fontes que são referência para você, os novos serviços que sua empresa
está prestando, promoções, descontos e até novas soluções que vocês encontraram.
Dessa forma, você mantém o lead educado, lembrando de você, e o estimula a se
tornar um cliente.
A geração de leads é, enfim, um processo importantíssimo para que sua
empresa continue crescendo de maneira sustentável. Para atingir esse objetivo,
lembre-se de manter as equipes de marketing e vendas alinhadas e próximas,
garantindo que a primeira gere leads de qualidade e que a segunda saiba
aproveitá-los de maneira adequada, sem “queimar” a base de potenciais clientes.
Atuando em conjunto, de maneira sistemática e efetiva, é possível atrair cada
vez mais clientes e mantê-los próximos do seu negócio.
http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/06/5-maneiras-de-gerar-mais-leads-para-seu-negocio.html
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