Resultado de material reciclado, os produtos atendem a vários segmentos de consumo.
Ainda não existem números oficiais que retratem a situação da produção de madeira plástica no Brasil, mas sabe-se que são poucas as fábricas. Entretanto, as pioneiras tem observado sua produção aumentar muito ao longo dos últimos anos, cujo leque de produtos é vasto e as aplicabilidades vão desde dormentes para ferrovias e tampas de bueiros, até móveis, cercas, bancos, espreguiçadeiras, lixeiras e artefatos utilizados na construção civil.
O produto que só agora está conquistando o mercado interno, já conquistou há muito tempo o mercado externo. A madeira plástica surgiu na Europa, na década de 70, mas teve seu mercado ampliado nos Estados Unidos, que hoje são o maior mercado mundial da madeira plástica ou madeira biossintética. Por lá, o mercado de madeira plástica gira em torno de US$ 5,2 bilhões por ano, com usos que já incluem janelas, bancos, telhas e lâminas para substituir a madeira compensada, além de pisos com padronagens que imitam o produto natural.
O material é utilizado em cerca de 35% das varandas e pátios dos Estados Unidos. Apesar de uma varanda feita de madeira plástica custar cerca de três vezes mais na hora da compra, a madeira natural exige manutenção que é cara no país. Cuidado que a madeira plástica dispensa menos atenção, uma vez que é resistente ao mofo, não apodrece e não se desgasta com sol e maresia.
No Brasil, empresas públicas e privadas também estão aderindo ao uso do material. Entre os setores demandantes de produtos de madeira plástica estão as ferrovias, que já utilizam dormentes do material no lugar dos dormentes de madeira natural danificados. As vantagens são semelhantes às dos decks e características da madeira plástica: não racham, não trincam, permitem com que sejam feitas reentrâncias aumentando aderência, não conduzem eletricidade, absorvem vibrações preservando o material e a geometria da via, além de ser mais leve e impermeável à agua e efeitos de pragas como toda madeira.
Já o uso mais expansivo por parte da população brasileira em geral enfrenta a barreira da falta de informação sobre seus benefícios. Mas acredita-se que essa situação se reverta, uma vez que o mercado cresce entre 30% a 40% ao ano. Tanto que já existe oferta de franquia de indústria para fabricação de madeira biossintética ou madeira plástica
.http://www.sebraemercados.com.br/madeira-plastica-muitas-vantagens-e-inumeras-aplicabilidades-ampliam-mercado/
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