Definição de Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico em todos seus termos e aspectos técnicos surgiu no início da década de setenta, algumas décadas anteriores cinquenta e sessenta os administradores empregavam o planejamento operacional porque o crescimento de demanda total estava sob controle, isso mudou na década de setenta que trouxe diversas crises, o preço do petróleo disparou, houve escassez de matéria-prima e de energia, inflação alta, resessão na economia e um aumento bem considerável no desemprego.
Com inúmeras dificuldades a economia se viu necessitada de um novo processo de planejamento administrativo, para que possa manter suas empresas em uma posição favorável mesmo em tempos de dificuldades.
De acordo com Ferrell, et al (2000):
''o processo de planejamento estratégico de mercado inclui a identificação ou estabelecimento da missão e das metas organizacionais, a estratégia corporativa, as metas e os objetivos de marketing, a estratégia de marketing e finalmente um plano de marketing. O processo começa com uma análise em profundidade dos ambientes interno e externo da organização. Essa análise ajuda o planejador a determinar as forças e fraquezas internas da organização e identificar as oportunidades e ameaças externas. Baseada em um exame exaustivo desses assuntos ambientais relevantes, a empresa, a seguir, estabelece sua missão, metas e objetivos organizacionais, as estratégias funcionais, a implementação e a avaliação e controle, bem como "a seleção de mercados-alvos e criação e manutenção de apropriado composto mercadológico." (FERRELL, et al, 2000, p.19-20)
Esse novo processo de planejamento tinha três ideias básicas, a primeira era um portfólio de investimento, que tinha como responsável o gerente, que determinaria se iria comprar mais, vender mais, avaliar cada tipo de investimento pra saber se era vantagem ou não adquirir, ou seja, uma criteriosa alocação de recursos, ao portfólio do negócio que é uma das ideias básicas do planejamento estratégico.
Segunda ideia básica: estar em constante avaliação em relação ao potencial do lucro futuro de cada ramo de negócio, a empresa não pode atuar simplesmente em um planejamento anual ou com base em vendas passadas, a organização deve criar diferentes instrumentos analíticos com relação ao futuro de mercado.
Terceira ideia básica: planejamento estratégico é a estratégia propriamente dita, para cada tipo de negócio ou ramo de atuação, a empresa tem que criar uma estratégia para alcançar os objetivos de longo prazo, pois não existe uma estratégia que satisfaça a todos, assim, uma organização tem que escolher o que é mais vantajoso para ela, levando em conta as oportunidades, objetivos, recursos disponíveis e posição no mercado.
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/planejamento-estrategico-e-processo-decisorio/64798/
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