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sexta-feira, 5 de junho de 2015

5 maneiras de atrair possíveis clientes para seu negócio

Casal olha vitrine de loja com sacolas de compra

Quais são as melhores maneiras de gerar leads?

1. e-Books

Os livros digitais são excelentes ferramentas para disseminar conteúdo e aumentar o entendimento do seu cliente sobre temas relacionados ao seu negócio. Eles têm grande potencial de viralizar em redes sociais, e ainda contribuem para que sua empresa se torne referência sobre o assunto que ela domina.

Bons e-books devem ser ricos em conteúdo prático, sendo relativamente densos, mas de fácil entendimento pelos contatos. Por exemplo, caso sua empresa trabalhe com a venda de produtos de jardinagem ou agrícolas, uma boa maneira de atrair leads é divulgando e distribuindo um e-book sobre “Como ter um belo jardim”.
Você atrai diretamente seu público, sem necessariamente falar sa sua solução. Seu potencial cliente está preocupado com o problema dele, não com o que sua empresa tem a oferecer. Conquiste pelo conteúdo, mostre que você existe para ajudá-lo, e só depois se preocupe em fazer uma venda.
2. Whitepapers
A princípio, são bem parecidos com os e-books, mas com volume e densidade menores. Podem ser encarados como newsletters ou postagens em blogs (que, não se esqueça, são excelentes veículos para landing pages) com dicas e conteúdo ligados diretamente à produção da sua empresa, demonstrando sua autoridade.
Ainda utilizando o exemplo da empresa de produtos agrícolas, podemos pensar em um whitepaper como “Descubra agora a melhor forma de cuidar de suas tulipas”. Em geral, os whitepapers geram muito tráfego, atraindo uma boa quantidade de leads, mesmo que eles não estejam no momento da comprar.
3. Webinars
Um webinar é, basicamente, uma apresentação online — é como uma palestra, entrevista ou mesmo uma simples apresentação de slides feita via internet, conectando o palestrante com os internautas em vídeo. É uma ferramenta mais “pessoal” que e-books, por exemplo, já que colocam uma figura da empresa mais “real”: afinal, em uma apresentação se utiliza voz e imagem, aumentando a possibilidade de um visitante se identificar com determinada empresa.
4. Produtos
Alguns produtos podem ser oferecidos gratuitamente em uma boa landing page. Uma empresa que ajuda na gestão de pequenos negócios pode disponibilizar planilhas de vendas ou um template para o controle de presença de funcionários, por exemplo, de formmaneira gratuita.
Ou seja, você está dando ao seu cliente uma pequena amostra do que sua empresa pode oferecer, estimulando-o assim a manter contato e, potencialmente, contratar os seus serviços em versão completa.
5. Informação
Essa é a maneira mais simples mas uma das mais importantes para conseguir fazer a conversão de clientes. Procure manter contado com seus leads, por e-mail, por exemplo, mantendo-o informado sobre novidades do mercado, conteúdos de outras fontes que são referência para você, os novos serviços que sua empresa está prestando, promoções, descontos e até novas soluções que vocês encontraram. Dessa forma, você mantém o lead educado, lembrando de você, e o estimula a se tornar um cliente.
A geração de leads é, enfim, um processo importantíssimo para que sua empresa continue crescendo de maneira sustentável. Para atingir esse objetivo, lembre-se de manter as equipes de marketing e vendas alinhadas e próximas, garantindo que a primeira gere leads de qualidade e que a segunda saiba aproveitá-los de maneira adequada, sem “queimar” a base de potenciais clientes. Atuando em conjunto, de maneira sistemática e efetiva, é possível atrair cada vez mais clientes e mantê-los próximos do seu negócio.
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-maneiras-de-atrair-possiveis-clientes-para-seu-negocio

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