Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Quais são algumas características do Planejamento Estratégico?

Características do PE
O planejamento estratégico apresenta 5 características fundamentais Matos(1999, p.30)
1°- O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável.
Esta sujeita a um ambiente de incerteza a respeito dos eventos ambientais.
Confronta-se com a incerteza de suas decisões tomadas por julgamento e não em dados concretos.
Engaja uma orientação externa que focaliza as respostas corretas ou adequadas de forças e pressões que estão no lado de fora do ambiente da organização
2°-O planejamento estratégico é orientado para o futuro.
Como característica tem resposta de tempo como horizonte a longo prazo. Os problemas atuais não são esquecidos, durante o curso de planejamento eles são considerados, e dada uma função dos obstáculos e barreiras que eles possam vir a causar problemas ainda maiores e consequências futuras.
3°-O planejamento estratégico é compreensivo.
Ele abrange a organização como uma totalidade, abraçando todos seus recursos, no sentido de obter efeitos sinérgicos de todas as capacidades e futuras potencialidades da empresa.
A resposta estratégica da organização envolve um comportamento compreensivo, sistêmico e global, a participação das pessoas é de suma importância nesse aspecto, pois os mesmo não devem ficar só no papel, apenas na teoria. Esse planejamento tem que ser acolhido por todos, por que quem realmente faz esse planejamento ser executado, quem faz ele realmente acontecer e dá certo são as pessoas.
4°-O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso.
Graças à grande diversidade de interesses e necessidades dos parceiros, sócios e acionistas de uma organização, o planejamento deve oferecer um meio de atender a todos na direção futura que melhor se adapte para que a organização possa alcançar seus objetivos.
Mais é claro, que pra que isso dê certo é necessário aceitação ampla e irrestrita das pessoas envolvidas, só com um acordo entre todos os envolvidos o planejamento estratégico pode ser realizado em todos os níveis da organização.
5°-O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional.
Está orientado para adaptação da organização ao contexto ambiental. Por causa do planejamento ele se torna uma tentativa constante de apreender e ajusta-se a um ambiente competitivo, complexo e suscetível a mudanças.
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/planejamento-estrategico-e-processo-decisorio/64798/

Nenhum comentário:

Postar um comentário