Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de junho de 2015

Mudando a cultura - União para empreender em tempos de crise.

Unidos para vencer a crise

    A velha máxima de que juntos somos mais fortes tem se tornado cada vez mais verdadeira em tempos de crise, hoje quem soma esforços agrega valor, quem não soma junto com o seu público, Com seu consumidor, ou com seu cliente, não consegue sobreviver aos tempos críticos em que passa a economia mundial.

Existem hoje uma variedade de pequenas e médias empresas que prestam os mesmos tipos de serviços, que vendem os mesmos tipos de produtos ou similares, umas lutando contras as outras, pois em uma visão geral são todos “concorrentes”, e afinal de contas são isso mesmo, mais elas bem poderiam dar uma “trégua” assim como fazem alguns grupos extremistas em países de conflitos, fazem isso por pouco tempo, como um objetivo em comum.

Mais qual seria o objetivo destra trégua nas corporações? Um simples, a sobrevivência, pois muitas pequenas e médias empresas vão da abertura ao declínio rapidamente por falta de uma estrutura, falta de um elaborado plano de negócios, falta de planejamento, em tempos em que a união faz a diferença e realmente faz a força. Por exemplo com um esforço conjunto todos podiam colaborar, teremos como exemplo os alimentos um bem necessário para sobrevivência, devidos a diversos fatores os alimentos tem sido um vilão para subida da infração dos altos índices de inflação, isso dentre outros.

Suponhamos que o produtor em um esforço conjunto, mesmo que temporariamente, aceita-se a reduzir apenas um pouco os seus lucros, e este bom senso mesmo que temporário tivesse um efeito cascata, até chegar ao consumidor, que com o preço um pouco reduzido, teria o seu poder de compra restabelecido.

Isso a um prazo considerável, poderia ajudar as empresas a ter um fôlego para sobrevivência, pois o que vemos hoje são lojas e comércios quase vazios, demissões e isso não é bom para ninguém.

Todavia lucrar um pouco menos pode soar inadmissível para alguns tubarões que só querem lucrar 100% e não aceitam lucrar 99% , todavia um pacto entre os pequenos empreendimentos, locais, reunidos por categoria, onde juntos pudessem determinar mesmo que por um determinado tempo um preço menor e máximo a ser praticado pelos segmentos de mesma categoria, isso é claro sem uma formação de cartel, onde cada um dentro da sua categoria teria a liberdade de praticar seus preços para produtos e serviços, mais em comum acordo todos reduziriam seus preços a um patamar máximo combinado, tendo este “teto” máximo cada um poderia dentro do seu estabelecimento praticar suas promoções individuais.

Qual a vantagem disso para os pequenos e médios empreendimentos?

Vejamos: vamos tomar como exemplo um salão de beleza. (os valores são apenas ilustrativos)

Suponhamos que eles comprem produtos similares a um custo de 100.00, por exemplo, e que seus fornecedores após esta reunião de trégua entre os segmentos, deixasse acertado que eles agora passariam a custar 85,00 ( aparentemente alguém mais afoito possa dizer que isso quebraria a empresa que esta redução colocaria em risco a produção e o fornecimento), será mesmo? Falaremos nisso mais a frente - então seguindo o raciocínio, com esta redução os empreendedores do ramo citado, poderiam praticar seus preços dentro dos seus segmentos um pouco mais reduzidos, dentro de um teto previamente estabelecido.

Certamente alguns poderiam dizer que o custo reduzido, não seria possível, pois cada estabelecimento tem o seu diferencial que pode elevar um pouco o custo final, pois quando se paga por um serviço ou produto em muitos casos além dos conhecidos impostos, estão Embutidos também alguns mimos adicionais como ar condicionado, cafezinho etc.., que como um diferencial acaba elevando o custo final da prestação de serviço.

Todavia devemos lembrar da nossa consideração inicial, o que mesmo faz a união?? o que mesmo queremos vencer?? se desejamos vencer um inimigo comum temos que usar táticas de guerrilha, unir forças, deixando de lado as diferenças, aceitando que o tempo é de união, aceitando reduzir um pouco os ganhos para que todos possam ganhar.

A sua opinião é muito importante, pois somente juntos chegaremos a um denominador comum. Todas as idéias por mais estranhas que possam parecer são bem vindas, pois da garagem é que saem os grandes negócios.

jlcconsultoria07@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário