Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de junho de 2015

O que é Plano Estratégico?

Plano Estratégico
Plano estratégico é fruto de um planejamento realizado e condicionado pela gestão estratégica que visa em primeiro lugar à formulação de estratégias que determinem o rumo ou formas de atingir os objetivos definidos.
Essas estratégias estão contidas e reunidas no plano estratégico, que por sua vez, é realizado visando vários cenários e uma análise bem mais criteriosa de cada um, culminado com a formação de uma base que determinem ameaças e oportunidades, sob o ponto de vista interno e externo da organização.
Normalmente o plano estratégico é contido por cinco princípios conforme Kotler (1996):
Missão: Para que servimos, qual é nossa razão de ser;
Visão: Onde queremos chega com nossa instituição;
Valores: Quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;
Estratégia: Como faremos para alcançar nossa visão e que competências terão que ser desenvolvidas para isso;
Desdobramentos da estratégia: As grandes ações que precisamos conduzir e que iram compor a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos.
O plano estratégico nada mais é que uma formalização e consolidação de ideias, a implementação dessas ideias é necessário para certos ajustes e desse modo, só depois das ideias implementadas e de ajustes feitos, é que a organização vai poder elaborar a melhor estratégia.
É de suma importância sabermos que a estratégia precisa ser reavaliada e sofrer reformulações constantemente, pois o processo de formulação e implementação não é constituído apenas em questões concretas, mas, é produto de mecanismo altamente complexo, sem contar com as mudanças imprevisíveis dentro e fora da organização.
Assim sendo, o maior desafio está relacionado à sua efetividade prática no alcance dos objetivos organizacionais, ou seja, a capacidade de alinhar e direcionar a organização ao que está determinado no plano estratégico, como toda função de gestão, isso pressupõe uma dinâmica permanente de planejamento, execução, monitoramento, avaliação, ajustes e reajustes.
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/planejamento-estrategico-e-processo-decisorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário