Ao
percorremos muitas lojas no varejo e algumas lojas de departamentos,
é comum encontrar um vendedor ou atendente com o uniforme da loja e
nas costas o dizer “ posso ajudar?” mais já tentou buscar ajuda
de verdade com aquele vendedor? Em geral eles não estão preparados
para prestar ajuda, no muito sabem informar aonde podemos encontrar
determinado produto, se perguntarmos o preço em muitas lojas este vendedor que ostenta o “posso ajudar” nos diz: o senhor pode
consultar o preço no caixa ou na máquina ali no final do corredor,
nem se quer se oferecem para verificar o preço ou prestar alguma
informação adicional.
Muitas
destas lojas não estão realmente interessadas em ajudar, o “posso
ajudar” ostentado por elas é apenas pro forma, não estão
agregando em nada valor.
Agregar
valor pode ser percebido na real necessidade de ajudar o cliente e
não em se livrar do mesmo, apenas por vender e “ despachar” como
se fosse um ser incomodo e inconveniente, muitos atendentes não tem
verdadeiro conhecimento dos produtos de sua loja e em alguns casos
nem mesmo do seu departamento. Mais de quem é a culpa? Cabe a culpa
apenas ao colaborador? Ou ao seu gerente? O dono da loja?
Quanto
tempo é investido em treinamento? Ou será que treinamento,
motivação, pesquisa para descobrir qual é a necessidade do cliente
são considerados gastos?
Enquanto
nós não entrarmos no universo dos consumidores, não nos vermos
como consumidores, não tivermos uma visão inovadora, vamos
continuar tempo um tempo útil de sobrevida bem reduzido, vamos
acabar sendo engolidos pelo sistema.
Contribua
com o seu comentário, com sua experiência, seja como consumidor ou
como empreendedor, seu comentário é muito importante, sua
contribuição é vital.
Ficamos
nos aguardo.
jlcconsultoria07@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário