O abandono dos carrinhos é um dos maiores problemas do comércio eletrônico. O assunto chega a tirar o sono de quase todos os profissionais que trabalham nessa área e, por isso, começamos a procurar as nossas falhas: se é o tempo de resposta do checkout, a política de frete ou mesmo se os nossos meios de pagamento são suficientes.
Como eu também vivo essa realidade, e estou em busca de uma solução, proponho avaliarmos o problema com o olhar do cliente. O que levaria você a colocar um produto na sacola e deixar na ponta do caixa?
Talvez tenha visto algo na loja que o fez desistir? Foi mal atendido? Seu telefone tocou e do outro lado da linha alguém avisou que aquele produto estava mais barato na loja da outra esquina? Na hora de pagar não aceitavam cheque e era sua única moeda no momento?
Neste caso, como cliente, o que você gostaria que o vendedor fizesse para te reter? Quando estivesse saindo pela porta, oferecesse um desconto? Que propusesse guardar os produtos até você voltar por “x” tempo? Que facilitasse de alguma forma o pagamento?
Bom, esse tipo de pergunta valeria no mundo físico, mas precisamos trazê-las para o nosso cenário online, e enumerar os principais casos de abandono de carrinho:
1. Frete alto;
2. Política de trocas não clara;
3. Demora no tempo de entrega;
4. Poucas opções de pagamento;
5. Impossibilidade de salvar o carrinho para comprar depois;
6. Formulário de cadastro muito extenso;
7. Preço alto;
8. Mudança significativa no valor do frete para o CEP consultado;
9. Impossibilidade de parcelamento;
10. Muitas páginas de finalização.
E então, o que fazer?
Por: Fatima Bana http://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/carrinhos-abandonados-olhando-pelo-prisma-cliente/
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