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quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Quais meios de pagamento devo aceitar no meu negócio?

Segundo uma pesquisa do Ibope realizada em 2013, 83% das compras efetuadas pela internet foram realizadas a partir de um cartão de crédito e 55% já usaram pelo menos uma vez o boleto bancário. Qual meio de pagamento é melhor para o seu negócio? Compare os meios de pagamento:
Cartão de crédito: Forma de pagamento preferida dos brasileiros para fazer compras na internet e também muito utilizado na contratação de serviços de assinaturas. Entre as vantagens estão: garantia de praticidade e segurança para o seu cliente que fornece dados de pagamento apenas uma vez e também a possibilidade do parcelamento sem juros. Já o vendedor tem mais certeza de que receberá o pagamento e diminui as chances da inadimplência, já que multas são cobradas dos compradores com faturas em atraso. Com a automatização da compra o vendedor também não precisa cobrar o cliente (como é o caso do cliente  que esquece de pagar um boleto, por exemplo) e pode pedir a antecipação do valor parcelado para o intermediador de pagamento. Uma dica interessante é promover ações educativas para ensinar o consumidor a fazer o bom uso do cartão de crédito. 
Meios de pagamento online
Cartão de débito:  O cartão de débito é ideal para consumidores esporádicos que fazem grandes compras e pagam à vista ou aqueles que costumam fazer compras pequenas de forma frequente e geralmente é um substituto do dinheiro e do talão de cheques. De acordo com uma pesquisa o uso de cartão de débito cresceu em todas as classes sociais, com uma evolução mais acentuada entre as pessoas da classe C, de 47% para 52% entre 2010 e 2012, e das classes AB, de 71% para 76%. No geral, 75% da população no Brasil possui pelo menos um cartão de crédito ou de débito no bolso. No caso apenas do cartão de débito, o índice é de 62%. Para o vendedor é uma ótima forma de receber o dinheiro de forma rápida e baixíssimo risco de inadimplência.
Boleto – O boleto é a segunda forma de pagamento mais popular do ecommerce. É uma boa opção para quem não tem cartão de crédito ou débito ou para aqueles que ainda têm receio de comprar pela internet por insegurança. Para o comprador há a vantagem de pagar quando ele quiser e de receber descontos por se tratar de um pagamento à vista. Para o vendedor o pagamento é feito à vista, e as tarifas para o vendedor são menores. A única desvantagem é que o cliente pode esquecer de pagar o boleto. Mas hoje existem formas inteligentes de “lembrar” o cliente de finalizar o pagamento como a cobrança por email e a retentativa de cobrança. Há também o modelo de boleto parcelado, mas ele peca pelos mesmos erros. Segura o estoque por muitos dias até a confirmação do pagamento e ainda não  gera um fluxo de caixas para o lojista.Vale a pena invistir no boleto bancário, mas sempre dar outras opções de pagamento online para os consumidores.
Débito Online: O débito online não é muito comum no ecommerce, mas pode ser interessante para o lojista já que funciona praticamente como uma transferência entre contas, o que faz com que o dinheiro seja liberado no mesmo instante para a conta da sua loja. Por isso o débito online é mais seguro, já que o usuário geralmente é direcionado para o internet banking e deve passar por todos os passos exigidos pelo seu banco para se autenticar e poder autorizar a transação e tem menores custos para o lojista – o banco cobra um valor fixo por cada transação bem-sucedida não realizando descontos percentuais como no caso das operadoras de cartões. Algumas desvantagens são: a restrição do parcelamento (alguns bancos oferecem crediário com juros), o número restrito de bancos que oferecem o débito online e a necessidade de ter uma conta bancária em cada banco onde deseja contratar o serviço.
Cartão pré-pago: Esse modelo é bastante novo e ainda está em fase de adaptação no mercado brasileiro. É mais comum em lojas físicas e tem vantagens como ser acessível para consumidores que não podem ter crédito seja por não possuir uma conta em banco ou mesmo por estar com o nome sujo. Estima-se que o cartão pré-pago moviemnte U$$ bilhões no Brasil entre 2015 e 2017. O volume seria então nove vezes maior que os atuais US$2 bilhões, gastos—principalmente— com viagens e no pagamento de refeições. 
http://www.becocomsaida.blog.br/quais-meios-de-pagamento-devo-aceitar-no-meu-negocio

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