Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Como aproveitar melhor o tempo de trabalho dentro da oficina?

O povo brasileiro é apaixonado por carros e faz questão de cuidar bem do seu veículo. Dessa forma, são bem cuidadosos ao procurar por uma oficina mecânica. Buscam por um local que tenha bom serviço, em que o trabalho seja bem feito e cujos mecânicos transmitam conhecimento. Apesar de toda essa relação de cuidado, os administradores de oficinas mecânicas percebem que a baixa na economia está influenciando a boa performance nos negócios, que passam por uma fase difícil. A expansão das concessionárias também é um fator relevante nessa questão, já que elas oferecem serviços de mecânica autorizada, e agora estão presentes em diversos bairros e cidades menores.
O gestor da oficina deve estar sempre à procura de melhorias em seus serviços, na busca de diminuir o impacto desses fatores na rentabilidade do negócio. Quando o assunto é melhorar, vale o velho ditado: “tempo é dinheiro”. Confira abaixo como aproveitar melhor o tempo de trabalho dentro da oficina!

Cuide bem da gestão do seu negócio

Administrar não significa apenas controlar o livro de caixa, os pagamentos de fornecedores e funcionários e as contas. A gestão do negócio só funciona de maneira satisfatória quando usada de forma estratégica. Uma maneira de otimizar a gestão da oficina é buscar a solução de algumas perguntas: qual o custo fixo da oficina? Que tipo de trabalho é feito para conquistar e segurar um cliente? Qual o percentual de lucro sobre produtos vendidos? A quantidade de funcionários é adequada para toda a demanda? As respostas para essas questões devem servir como metas para manter o negócio no azul. É através da análise dos resultados da sua oficina que você vai descobrir quais são os pontos que precisam passar por mudanças para render melhor.

Dividir as tarefas garante a eficiência

Os mecânicos que trabalham nas oficinas muitas vezes são bem unidos e se juntam com frequência para finalizar o trabalho em um carro, por exemplo. Por mais que seja legal ver o trabalho em equipe funcionar, separar os colaboradores em funções específicas pode ser uma maneira de agilizar o serviço. Alguns mecânicos são melhores em uma tarefa do que em outras e é preciso explorar a qualidade específica de cada um em prol da eficiência.
Outra questão a ser ponderada é a relação entre o fluxo de caixa, a média de clientes atendidos por dia e a quantidade de funcionários em sua equipe. É melhor optar por uma equipe reduzida, com bons profissionais que estejam sempre ocupados com tarefas. Mas lembre-se: mesmo que a divisão do trabalho seja bem feita e a equipe seja bem dimensionada, nada disso funcionará se os funcionários não forem aptos a realizar as demandas do dia a dia com qualidade. Mão de obra competente tem seu preço, mas é garantia de um trabalho bem elaborado.

Manter o estoque organizado poupa tempo

O estoque não é apenas um depósito para as peças disponíveis para uso. Ele também é um local de organização de ferramentas e de materiais que podem ser reutilizados. Organizar o estoque é algo que exige dedicação e tempo, mas, a partir do momento em que tudo estiver em ordem, não haverá perda de tempo para encontrar as coisas. Além disso, o processo de conferência também ficará mais rápido.
A venda virtual das peças pode ser uma estratégia interessante para garantir um estoque otimizado, que condiga com a realidade da sua oficina, uma vez que não há acúmulo de peças que têm pouca saída e que ocupariam espaço que poderia ser melhor aproveitado. O comércio virtual aumenta não só o conforto da sua clientela, que pode realizar compras com antecedência e no conforto de suas casas; como também a agilidade do serviço, uma vez que os clientes já chegarão à oficina com as peças necessárias em mãos, e não terão que esperar prazos longos para que o serviço seja concluído. A rapidez agradará o cliente, que certamente voltará à sua oficina da próxima vez que seu carro precisar de cuidados mecânicos.
Organizar o tempo na oficina é resultado da soma desses três pontos: uma administração atenta e compromissada, capaz enxergar pontos a melhorar; a divisão de tarefas entre os funcionários para maior eficiência e o controle do estoque juntamente à venda antecipada de peças. Seguindo essa estratégia, você garantirá o bom uso dos recursos e a otimização do tempo na sua oficina.
http://blog.canaldapeca.com.br/como-aproveitar-melhor-o-tempo-de-trabalho-dentro-da-oficina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário